29/10/2021 às 14h58min - Atualizada em 29/10/2021 às 14h58min

Novo golpe: Moradores devem ficar atentos ao receber contas de água e luz falsas em casa em MS

Recebeu uma conta com código para pagamento no Pix? Tome cuidado, código pode ter sido alterado pelos golpistas

Os estelionatários estão se aprimorando cada vez mais e há um novo golpe fazendo vítimas em Mato Grosso do Sul. Moradores têm recebido faturas ‘falsas’ com contas de concessionárias, como água e energia elétrica. Os golpistas substituem o QR Code inserido no documento, para quitação pelo Pix. 

O Procon Estadual aponta que tem recebido um elevado número de denúncias sobre falsificações de faturas de concessionárias. O golpe funciona da seguinte maneira: os estelionatários falsificam a conta e trocam o código QR Code de pagamento do Pix. Assim, eles recebem o dinheiro da conta, que deveria ser paga à concessionária. 

Os consumidores têm procurado o órgão de defesa para pedir ajuda. No golpe, os bandidos substituem a fatura colocada nas caixas de correspondência das casas. Eles colocam uma nova fatura, com a aplicação de QR Code direcionado a outra conta que não a da concessionária. Com isso, o consumidor acredita ter pago pelo consumo quando, na realidade, encaminhou o valor para pessoas que nada têm a ver com o destinatário real do pagamento. No final, os moradores ficam no prejuízo e ainda têm risco de ter o serviço cortado. 

Para evitar problemas, o superintendente do Procon Estadual, Marcelo Salomão, orienta as pessoas a terem o máximo de atenção quando forem realizar pagamento utilizando o Pix. “Antes de concluir a operação, verifique qual o destinatário daquela transferência. É a forma de não correr risco de prejuízos”.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp