25/11/2021 às 13h21min - Atualizada em 25/11/2021 às 13h21min

Dia Nacional do Doador de Sangue: saiba como doar

Dia Nacional do Doador de Sangue: saiba como doar

Canto sertanejo Mariano é um dos que apoia a iniciativa da doação Foto: Saul Schramm/Governo de MS

Nesta quinta-feira (25), é comemorado o Dia Nacional do Doador de Sangue. A data foi criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004 e tem como objetivo sensibilizar e aumentar o número de doadores no mundo, conscientizando-os da importância da doação de sangue.

Essa relevância se tornou ainda maior em meio a um período de diminuição dos estoques nos hemocentros de todo o Brasil. De acordo com as assessorias de comunicação dos Hemocentros Unidos, durante a pandemia do coronavírus houve uma queda de até 50% no comparecimento diário de doadores em algumas regiões do país.

No Hemosul MS, as baixas nas presenças diárias chegaram ao índice de 50% em meses críticos. Contudo, com muita ajuda das campanhas e mobilização dos doadores, o balanço geral de 2020 teve redução de apenas 10% nas doações em relação a 2019, um impacto de aproximadamente 5 mil bolsas a menos.

“É como se ficássemos um mês inteiro fechado para doações no ano de 2020. Tivemos épocas muito difíceis, mas hoje, na comemoração do Dia Nacional do Doador de Sangue, a gente já consegue ter uma esperança de retomada das doações e regularidade dos estoques para continuarmos ajudando a salvar vidas”, explica a coordenadora geral da Rede Hemosul, Marli Vavas.

Como doar?

Além da boa vontade, são necessários alguns requisitos básicos para a doação. A pessoa doadora precisar estar em boas condições de saúde, ter entre 16 e 69 anos e pesar no mínimo 55 kg. Adolescentes precisam estar acompanhados de um responsável legal.

Além disso, antes da doação é necessário estar descansado, alimentado e não ter ingerido alimentos gordurosos nas últimas quatro horas. No ato da doação é exigida a apresentação de um documento oficial com foto. 

Também é necessário esperar um período de 60 dias entre uma doação e outra para homens e 90 dias para mulheres.
Outro impeditivo temporário é a ingestão de bebida alcoólica nas últimas 12 horas, além de realização de tatuagem ou maquiagem definitiva nos últimos 12 meses, entre outros.

Vacinas

Segundo o Hemosul Coordenador, por causa da pandemia da covid-19 e do caledário de vacinação, é importante respeitar o prazo de espera após a aplicação de imunizantes para garantir uma doação segura.

  • Coronavac – 48 horas;
  • Janssen, Astrazeneca e Pfizer – 7 dias.

Para mais informações acesse o site hemosulms.gov.br ou acesse as redes sociais @hemosulms


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp