26/11/2021 às 15h07min - Atualizada em 26/11/2021 às 15h07min

Em Aquidauana é lançado livro sobre a história de Piraputanga

Em Aquidauana é lançado livro sobre a história de Piraputanga

Em Aquidauana é lançado livro sobre a história de Piraputanga - Foto: Juliano Dervalho

A Biblioteca Pública Municipal Francisco Alves Corrêa, em Aquidauana, sediou na quarta-feira, 24, o lançamento do livro “Piraputanga - A magia do vale”, do escritor Milton Vicente Ferreira, que também é morador Distrito de Piraputanga.

Milton Vicente, aos 80 anos, lança seu vigésimo quinto livro, fruto de pesquisas e entrevistas ao longo de quatro anos sobre a história do Distrito de Igrapiuna, datado em 24 de outubro de 1931, sendo esse o primeiro nome pelo qual fora chamado o distrito, até que em 1959 recebeu o nome de Distrito de Piraputanga, conforme ata de fundação, que escritor obteve acesso em suas pesquisas.

Em entrevista no lançamento do livro, o escritor Milton Vicente, contou que “há 50 anos vive bem e escrevendo, que é esse o seu 25º livro, que nasceu da ideia do antigo presidente da Academia Sul-mato-grossense de Letras, Elpídio Reis, que lhe incentivou a escrever essa história do distrito.

O autor também explica que, ao começar a colocar em prática a ideia de escrever a história de Piraputanga, ele se conscientizou de que deveria fazer entrevistas com pessoas do local e buscar incessantemente documentos comprobatórios sobre a história verídica da fundação e criação do distrito. “Resolvi, também, entrevistar as pessoas que tiveram participação marcante no desenvolvimento sociocultural, econômico e político desta região”, completou o autor.

Logo, em suas pesquisas, o autor chegou à informação de que o primeiro morador do distrito foi José Teodoro, que construiu na margem esquerda do rio, um enorme barracão, onde era a sua casa e um bolicho, parada para aqueles que chegam a Aquidauana por aquela única estrada que na época existia.

“Conto a história de Piraputanga escrevendo sobre os mais de 25 cidadãos biografados que estão no livro. Cada morador daquela época conta a história que viveram e que ajudam a compor a história do nosso município. Piraputanga tem sua beleza natural, que encanta qualquer um que lá chega. Eu sou um desses apaixonados, eu amo Piraputanga”, relatou, bastante emocionado, o escritor, Milton Vicente.

Quem quiser adquirir o livro “Piraputanga - A magia do vale”, vendido no valor de R$ 20 reais, pode entrar em contato diretor com o escritor Milton Vicente, pelo telefone:  (67) 98129-0488. Ou ainda, pode conhecer esse e os outros livros do autor que estão disponíveis para leitura na Biblioteca Pública Municipal de Aquidauana.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp