06/12/2021 às 09h40min - Atualizada em 06/12/2021 às 16h20min

A importância de iniciar o processo de emagrecimento pela mente

Personal Trainer Carla Regis explica como tem conseguido ajudar suas alunas a manter os resultados conquistados no emagrecimento, mostrando que o processo não inicia no corpo mas na mente.

DINO
http://www.carlaregis.com.br
Apoio familiar ou profissional serão aliados importantes no processo

De uma maneira geral, emagrecer não é um processo difícil. Se o objetivo for este, a redução nas calorias ingeridas e alguma atividade física, logo mostrarão resultados bem interessantes.  Mas isso todo mundo sabe e, a pergunta é: “Por que não consigo me manter magra?” Ao longo de 15 anos de experiência esta foi a indagação ouvida de forma recorrente da maioria das alunas, da personal trainer Carla Regis. Quem está em busca de resultado, para um emagrecimento que se sustente, percebe que a coisa muda um pouco e, um fator extremamente importante precisa ser considerado: Como a mente está atuando neste processo? O corpo faz o que a mente acredita, pois sabemos que os os comandos vêm de lá, então ao tomar a decisão de emagrecer o cérebro precisa ser preparado para esta ação, porque ele pode tanto ajudar, como simplesmente bloquear tudo e não deixar nem mesmo iniciar o processo, fato é que, em grande parte dos relatos, as mulheres sentem vários sintomas físicos, antes mesmo de começar, como dores de cabeça, ansiedade e vontade excessiva de comer doces.

Segundo Carla Regis, o assunto “dieta” vem sendo muito mal interpretado ao longo dos anos, vinculando o termo imediatamente à restrição. Só de se imaginar em restrição, o cérebro ativa o modo sobrevivência e passa a lutar com todas as suas forças contra isso, mandando uma bomba de estímulos contrários para todo corpo, visando se preservar.

Quem nunca ouviu a expressão: “pra emagrecer é só fechar a boca e fazer exercícios”. Não, Não, emagrecer é antes de tudo abrir a boca, comer bem, comer certo, de forma a nutrir o corpo e prepara-lo de forma saudável para a jornada que se inicia.

Os exercícios vão completar o processo, ajudando o corpo a entrar em déficit calórico, ou seja, gastar mais calorias do que se consome e, assim, iniciar a queima de gordura naturalmente.

É comum, quem está querendo emagrecer, sentir-se sem forças para começar, pois vem a  lembrança dos sofrimentos já passados em experiências anteriores. Sempre que se começa o processo mas acaba desistindo, ou mesmo que obtendo algum resultado, mas cujos quilos são logo recuperados, o cérebro vai criando registros disso e, estes registros são marcas que dificilmente serão apagadas, porque remetem a uma dor existencial que é a luta pela sobrevivência. A cada nova tentativa, vem aquele histórico anterior todo e, como se estivesse em luta, o corpo volta a resistir.   Neste momento é importante pedir ajuda! A mente precisa ressignificar estas dores e um processo diferente precisa ser iniciado, caso contrário, o resultado já se sabe. Engorda, emagrece, engorda, emagrece, e, a cada vez que volta a engordar, fazer tudo novamente depois vai exigir um esforço extra, pois, assim como um elástico que relaxa depois que foi muitas vezes esticado, também ficam registros no corpo.

O mais importante agora é entender que para emagrecer precisa tornar este processo leve, consciente de cada passo, identificando cada dor ou resistência diferente que aparece e, definitivamente parar de judiar do corpo, como se ele não tivesse toda uma inteligência própria para se defender. E, quando falamos de busca por resultados que emagrecem, entender que treinos físicos bem orientados, que chamamos de metabólicos, com exercícios de resistência como a musculação, são variáveis importantíssimas para alcançar os seus objetivos. Trata-se de um conjunto de ações, que bem orientadas por profissionais especializados, levarão a um resultado que se sustente.



Website: http://www.carlaregis.com.br
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp