17/12/2021 às 10h54min - Atualizada em 17/12/2021 às 11h20min

Programa de agricultura sustentável da Bayer completa 5 anos com novas fazendas

Seis novas fazendas independentes passaram a integrar a Bayer FowardFarming em 2021. No Brasil, inciativa contribuiu para a descoberta de uma nova espécie de abelha

DINO
https://www.agro.bayer.com.br/

Em colaboração com produtores rurais e parceiros, há cinco anos, a iniciativa Bayer ForwardFarming promove a agricultura moderna e sustentável em fazendas independentes em todo o mundo. Em 2021, seis novas propriedades passaram a integrar o projeto, que conta com 26 fazendas modelo, presentes em 13 países de três continentes, incluindo o Brasil. Os produtores participantes são referência na adoção de experiências, tecnologia e boas práticas agrícolas, que exemplificam o progresso e a transformação do setor agrícola por meio de sustentabilidade, inovação e digitalização.

"A Bayer ForwardFarming é sustentabilidade e inovação na agricultura na prática. Por meio da iniciativa, é possível fornecer uma visão de como agricultores de diferentes partes do mundo praticam uma agricultura moderna e sustentável, além de ser uma plataforma para compartilhamento e troca de experiências e conhecimento entre toda a cadeia”, afirma Andrea Leal, Gerente de Sustentabilidade da divisão agrícola da Bayer para América Latina. Segundo ela, isso só é possível graças à parceria com diferentes atores da cadeia. “As parcerias com produtores rurais, centros de pesquisa, universidades e tantos outros é o que gera valor à iniciativa e nos ajuda a impactar positivamente a vida de consumidores, comunidades e da sociedade como um todo”, completa.

As fazendas modelo do projeto no Brasil, na Argentina, França, Bélgica e Alemanha, este ano, também fazem parte da iniciativa global Carbono Bayer. O programa apoia agricultores dispostos a adotar práticas sustentáveis de manejo com potencial de reduzir as emissões de gases de efeito de estufa e sequestrar carbono no solo, provando que sustentabilidade, eficiência no campo e produtividade estão interligados.

Fazenda modelo no Brasil

No Brasil, a Fazenda Nossa Senhora Aparecida, localizada a cerca de 150 km de Brasília, e pertencente à família Fiorese, se tornou exemplo de boas práticas quando aderiu ao programa, em 2017, sendo a primeira participante do Bayer ForwardFarming no país. Hoje, a propriedade produz soja, milho, feijão, trigo e sorgo em 2.800 hectares.

Em um trabalho de sucessão familiar, o grupo implementou tecnologias de ponta e ampliou a adoção de ações sustentáveis. A propriedade, que na safra 2020/2021 alcançou uma média superior a 77 sacas/ha, é certificada pela Round Table on Responsible Soy (RTRS, ou Associação Internacional de Soja Responsável), organização civil que estimula a produção, o processamento e a comercialização de soja sustentável em nível global.

Também integrantes da iniciativa Carbono Bayer, os irmãos Kaio e Henrique Fiorese, junto com seu pai, Oli Fiorese, estão à frente do trabalho na fazenda e têm uma preocupação especial com o preparo de solo mais consciente e responsável. Na Fazenda Nossa Senhora Aparecida são utilizadas diversas tecnologias para que os recursos sejam bem administrados e aplicados de forma precisa. Exemplo disso é a adoção de um software que monitora energia e água, indicando quando e onde há maior necessidade de irrigação, aliada à uma estação meteorológica instalada no terreno e ao uso de imagens de satélites, drones e sistemas que analisam dados da propriedade para ajudar na tomada de decisões.

Outro ponto importante do trabalho realizado na fazenda modelo é o monitoramento da fauna e flora para a produção em harmonia com o meio ambiente. Em 2021, pesquisadores descobriram na propriedade o primeiro registro de espécie de abelha do subgênero Ceratina (Ceratinula) no Centro-Oeste brasileiro, batizada como Ceratina (Ceratinula) fioreseana, em homenagem à família Fiorese. A espécie foi descoberta graças à implantação do Hotel de Abelhas da Bayer, uma estrutura projetada para oferecer um habitat seguro para esses insetos.

“Nosso objetivo sempre foi o crescimento da produção de alimentos, com responsabilidade, o que inclui o papel sustentável do agronegócio e um olhar para o futuro”, conta Kaio Fiorese, gerente técnico da Fazenda Nossa Senhora Aparecida. “Estamos em busca de novas parcerias e a iniciativa Bayer FowardFarming sempre traz técnicas, conhecimentos e parceiros para que possamos experimentar na fazenda e ampliar nossos horizontes”.

FowardFarms ao redor do mundo

  • A rede ForwardFarming mostra exemplos de como a Bayer pode reduzir o impacto ambiental da sua cadeia de proteção de culturas em 30% até 2030. Na fazenda Hof ten Bosch, na Bélgica, utilizando a pulverização e plantação guiadas por GPS, foi alcançada uma economia de 4% em produtos de produção de cultivos e fertilizantes.
  • As práticas experimentadas nas fazendas modelos também têm contribuído para a preservação da biodiversidade e a conservação de recursos. Após a implementação de faixas de floração na fazenda La Hornilla, no Chile, a abundância de espécies de abelhas aumentou de 30 indivíduos para 99, sendo que 70 abelhas eram abelhas nativas, o que nunca tinha sido observado antes.
  • A conservação da água é parte integrante de toda a Bayer ForwardFarming, combinando medidas para preservar a qualidade e quantidade da água de acordo com as condições locais individuais. Nas ForwardFarms no Chile, Espanha, Holanda e China, são implementados sistemas de irrigação por gotejamento que poupam até 60% de água no campo ou em casas verdes.
  • Para melhorar a saúde do solo e a produtividade, a rotação de culturas e o cultivo de cobertura estão em foco contínuo, assim como análises regulares do solo para uma fertilização otimizada. Na fazenda Hof dez Bosch, na Bélgica, as faixas de proteção e micro barragens em batatas evitaram a erosão do solo e a lavagem de fertilizantes na superfície da água em 90%, resultando em um rendimento extra de 3% devido a uma melhor distribuição de água no campo.


Website: https://www.agro.bayer.com.br/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp