17/12/2021 às 23h32min - Atualizada em 18/12/2021 às 13h20min

Alibaba Group anuncia meta de neutralidade de carbono até 2030

O Alibaba Group tem meta de neutralidade de carbono para os escopos 1 e 2, e redução de 50% na intensidade de carbono para o escopo 3 até 2030 Alibaba Cloud tem meta de neutralidade para os escopos 1, 2 e 3 até 2030 O grupo lança uma nova dimensão de escopo 3+ para possibilitar 1,5 gigatonelada de descarbonização em todo o ecossistema Alibaba até 2035

DINO

O Alibaba Group Holding Limited (NYSE: BABA e HKEX: 9988, o “Alibaba” ou o “Alibaba Group”) anunciou hoje um compromisso de atingir neutralidade de carbono em suas próprias operações até 2030 e criou uma meta de escopo 3+, uma iniciativa pioneira que busca possibilitar 1,5 gigatonelada de descarbonização em todo o seu ecossistema até 2035. Os detalhes de suas metas, inclusive o raciocínio e a definição do recém-introduzido conceito de escopo 3+, estão presentes no primeiro Alibaba Carbon Neutrality Action Report, o relatório de ação para a neutralidade de carbono do grupo. O Alibaba tem a intenção de fornecer atualizações anualmente, com progressos verificados por auditores credenciados.

“Desejamos ser uma força por mudanças positivas e inovadoras na sociedade. Nossa estratégia de governança ambiental, social e corporativa (environmental, social and corporate governance, ESG) está fundamentada em nossa missão de ser uma boa empresa que viverá por 102 anos e é a base vital do desenvolvimento futuro do Alibaba”, declarou Daniel Zhang, presidente do conselho e CEO do Alibaba Group. “Vamos utilizar nossa influência única como operador de plataforma para mobilizar ações e mudanças de comportamento entre consumidores, comerciantes e parceiros na China e no mundo todo com nossa recém-proposta meta de escopo 3+ de reduzir as emissões de carbono em 1,5 gigatonelada até 2035.”

Roteiro da neutralidade de carbono

O Alibaba Group tem o compromisso com a neutralidade em emissões de carbono para escopos 1 e 21 até 2030, e definiu uma meta de 50% em redução de intensidade de carbono para escopo 32 até 2030 tendo como parâmetro os níveis de 2020. O Alibaba Cloud vai se responsabilizar por uma meta de escopo 3 superior e busca atingir a neutralidade de carbono até 2030 em todos os três escopos.

O Alibaba Group tem o compromisso de participar da Science Based Targets initiative (SBTi) e se alinhou a suas medidas e estratégia de descarbonização com o compromisso “Ambição de negócios para 1,5 °C”, uma meta fundamental para evitar os impactos catastróficos de mudanças climáticas delineada no Acordo de Paris de 2015.

O Alibaba vai adotar uma abordagem sistemática e com base científica para planejar e administrar iniciativas de descarbonização. Isso inclui utilizar tecnologias que poupem energia e aumentem a eficiência para reduzir emissões, transformar ativamente a estrutura energética com uso progressivo de recursos renováveis e explorar iniciativas de remoção de carbono. Como princípio geral, a empresa prioriza a redução sobre a remoção de carbono, e a remoção sobre a compensação.

Pioneiro na aspiração do “escopo 3+”

Além disso, como importante empresa global de plataforma, o Alibaba tem o compromisso de assumir mais responsabilidade para ser pioneiro no conceito de “escopo 3+”, que se refere às emissões geradas por uma variedade maior de participantes do ecossistema da plataforma, atualmente fora dos escopos 1, 2 e 3. Isso deu início ao projeto “1,5 gigatonelada para 1,5 °C”, que envolve o compromisso de possibilitar 1,5 gigatonelada de descarbonização em seu ecossistema até 2035.

“Acreditamos que o uso de plataformas digitais pode desempenhar um importante papel na promoção de um modelo econômico circular de baixo carbono capaz de possibilitar o atingimento da meta de 1,5 °C do Acordo de Paris. O conceito de ‘escopo 3+’ se baseia no potencial de utilizar nossas plataformas digitais para influenciar e promover produtos, serviços e comportamentos de baixo carbono entre um grupo mais amplo de partes envolvidas em nosso ecossistema e compartilhar nossas tecnologias e ferramentas de negócios eficientes no uso de energia com nossos clientes e parceiros de negócios para reduzirmos juntos a pegada de carbono”, afirmou o Dr. Chen Long, vice-presidente do Alibaba Group e presidente do Comitê de Gestão de Sustentabilidade do Alibaba.

O Alibaba vai aprimorar continuamente sua medição e métricas de redução de carbono no escopo 3+ por meio de trabalho e parcerias com importantes organizações especializadas do mundo todo.

Corpo de governança dedicado a ESG

O Alibaba também anunciou hoje uma nova estrutura de governança de ESG com três níveis para supervisionar, possibilitar e apoiar o atingimento de suas metas de neutralidade de carbono e metas de ESG mais amplas. O corpo de governança dedicado a ESG inclui:

  1. um Comitê de Sustentabilidade no nível do conselho administrativo, presidido por Jerry Yang, diretor independente. Os demais membros do comitê são Walter Teh Ming Kwauk, Joe Tsai e Maggie Wu;
  2. um Comitê de Gestão de Sustentabilidade a cargo de planejamento estratégico, definição de metas e gestão;
  3. um grupo de ação de ESG por todo o grupo, composto de representantes de cada unidade de negócios no nível operacional, responsável por coordenação e execução.

Enquanto isso, o Alibaba busca continuar aprimorando seu mecanismo de relatórios e divulgação de informações e dados. A partir de 2022, o Alibaba tem a intenção de lançar anualmente seu relatório de ESG, que incluirá os progressos concretos e específicos atingidos a cada ano. Todos os relatórios atendem às métricas mais conceituadas estabelecidas em padrões chineses e internacionais, e serão verificados por auditores credenciados.

Nota ao editor

Citações adicionais de analistas do mercado estão disponíveis mediante solicitação.

Sobre o Alibaba Group

A missão do Alibaba Group é facilitar a realização de negócios em qualquer local. O objetivo da empresa é construir a infraestrutura futura do comércio. Sua visão é que os seus clientes vão se reunir, trabalhar e viver no Alibaba, que será uma boa empresa e durará 102 anos.

1Emissões de escopo 1 são emissões diretas de gases do efeito estufa (GEE) de fontes controladas ou pertencentes a uma organização (por exemplo, emissões associadasàcombustão de combustão em caldeiras, fornalhas ou veículos). Emissões de escopo 2 são emissões indiretas de GEE associadasàcompra de eletricidade, vapor, calor ou resfriamento.
2Emissões de escopo 3 são resultantes de ativos não pertencentes nem controlados pela organização que presta contas, mas resultado de impactos indiretos na cadeia de valor dessa organização.

O texto no idioma original deste anúncio é a versão oficial autorizada. As traduções são fornecidas apenas como uma facilidade e devem se referir ao texto no idioma original, que é a única versão do texto que tem efeito legal.


Contato:

Assessoria de imprensa

Luica Mak

Alibaba Group

+44 790 547 1332

luica.mak@alibaba-inc.com

Roger Zhang

Alibaba Group

+1 917 558 6457

roger.zhang@alibaba-inc.com

Gabbie Fu

Alibaba Group

+86 15601804303

funi.fn@alibaba-inc.com


Fonte: BUSINESS WIRE

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp