27/12/2021 às 11h06min - Atualizada em 27/12/2021 às 11h06min

Indústria é o segmento que mais deve crescer anualmente nesta década, aponta EPE

Levantamento realizado pela Empresa de Pesquisa Energética é usado para embasar as demandas do planejamento energético no Brasil a longo prazo

A nota técnica “Cenários Econômicos 2022-2031″, publicada pela Empresa de Pesquisa Energética (EPE), aponta que o setor industrial deve apresentar o maior crescimento na próxima década, avançando em média 3,1% ao ano. O levantamento foi produzido pelo órgão com o objetivo de subsidiar as estratégias para o planejamento energético nacional, a médio e longo prazos.

Segundo o estudo, entre os principais setores produtivos do país, a expectativa é de que os serviços tenham o segundo maior avanço, com uma expansão média de 3% ao ano, entre 2022 e 2031. Em seguida, vem o setor agropecuário, com previsão de aumento médio de 2,8% ao ano.

O documento explica que, em termos setoriais, a indústria deve liderar o processo de recuperação, com crescimento mais elevado que os demais, impulsionada pela indústria de transformação e pela indústria extrativa, esta última beneficiada pela melhoria da economia mundial.

“Apesar do bom desempenho, o setor apresentou uma desaceleração no início do segundo semestre de 2021 em função de problemas relacionados ao aumento dos custos e falta de disponibilidade de insumos produtivos, o que vem colocando restrições à atividade industrial no país e no mundo”, afirma a nota técnica.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp