14/01/2022 às 18h18min - Atualizada em 14/01/2022 às 18h18min

Criança indígena é a primeira a ser vacinada

Davi Seremramiwe Xavante, de 8 anos, foi vacinado em evento simbólico em São Paulo

Em um evento simbólico, realizado nesta sexta-feira (14), o indígena Davi Seremramiwe Xavante, de 8 anos, foi a primeira criança do Brasil a receber a vacina contra COVID, no Hospital das Clínicas, em São Paulo.

A primeira dose do imunizante foi aplicada por volta das 12h (horário de Brasília) em um evento simbólico que contou com a presença de profissionais de saúde e do governador de São Paulo, João Dória.

Davi Seremramiwe Xavante, primeira criança vacinada contra a Covid no Brasil

Davi Seremramiwe Xavante, primeira criança vacinada contra a Covid no Brasil

Davi Seremramiwe Xavante, primeira criança vacinada contra a Covid no Brasil (Foto: Reprodução / TV Globo)




















Davi nasceu em uma tribo Xavante, em Mato Grosso, porém, por possuir uma condição de saúde que afeta as duas pernas, teve que se mudar para Piracicaba (SP) para fazer o tratamento no no Instituto da Criança do Hospital das Clínicas.

O pai de Davi, o cacique Xavante Jurandir Seremramiwe, assistiu ao evento de forma virtual. “Agradeço a compreensão, visibilidade e diálogo com a questão indígena no estado de SP. Que sejam tomadas as vacinas para os guaranis que moram no litoral. Nós temos que tomar a vacina e não esquecer o uso da máscara, o distanciamento. Com certeza a nova geração estará segura quando as aulas voltarem. Elas estarão com saúde e brincando", disse.

Durante o evento, outras crianças que também possuem comorbidades foram vacinadas, Gianlucca Trevellin, de 9 anos, que possui atrofia muscular espinhal do tipo 1, Valentina Moreira, de 6 anos, e Caio Emanuel Oliveira, de 10 anos, que realizaram transplante de rim, e Isabela, de 9 anos, que tem fibrose cística. 

Graziely de Oliveira, de 8 anos, Leonardo Martinez, de 5 anos, Lorena Cordeiro, de 7 anos, Marcelo Gabriel Moreira, de 10 anos, Cauê Henrique dos Santos e Luis Felipe Barbosa, ambos de 11 anos, que tem síndrome de Down, também foram vacinados no evento.

Lorena Cordeiro, de 7 anos, tem Síndrome de Down

Lorena Cordeiro, de 7 anos, tem Síndrome de Down

Lorena Cordeiro, de 7 anos, tem Síndrome de Down (Foto: TV Globo)

 

Gianlucca Trevellin, que possui atrofia muscular, é vacinado contra a Covid-19 nesta sexta (14)

Gianlucca Trevellin, que possui atrofia muscular, é vacinado contra a Covid-19 nesta sexta (14)

Gianlucca Trevellin, que possui atrofia muscular, é vacinado contra a Covid-19 nesta sexta (14) (Foto: Estadão)

A enfermeira Jéssica Pires de Camargo, que vacinou Mônica Calazans, a primeira pessoa a receber o imunizante no Brasil, em 17 de janeiro de 2021, também foi a responsável por vacinar Davi.

A vacinação nos postos de saúde, porém, só irá começar na próxima semana. O Estado do Mato Grosso do Sul receberá a primeira remessa com 18.300 doses da vacina da Pfizer para crianças de 5 a 11 anos. Uma reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) irá definir a quantidade de doses que cada município irá receber.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp