19/01/2022 às 15h05min - Atualizada em 19/01/2022 às 16h20min

Empresas buscam oportunidades e inovação com ODS

Os ODS facilitam o alinhamento da estratégia corporativa com as necessidades da sociedade atual, afirma Latin American Quality Institute

DINO
http://www.laqi.org
LAQI

O mundo cada vez mais conectado tem desafiado empresas quanto a ações estratégicas sobre sustentabilidade, ao mesmo tempo em que o acompanhamento mais acirrado de stakeholders tem feito com que empreendedores e intraempreendedores se abram às práticas relacionadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) e enxerguem oportunidades e inovação.

Os 17 ODS compreendem a Agenda 2030, uma proposta da Organização das Nações Unidas (ONU) aos seus países membros para o desenvolvimento sustentável. Esses esforços buscam assegurar os direitos humanos, acabar com a pobreza, lutar contra a desigualdade e a injustiça, alcançar a igualdade de gênero e empoderamento de mulheres e meninas e agir contra as mudanças climáticas.

De acordo com a ONU, o setor privado tem papel essencial nesse processo como detentor do poder econômico, propulsor de inovações e tecnologias, influenciador e engajador dos mais diversos públicos, como governos, fornecedores, colaboradores e consumidores.

Da mesma forma, a Rede Brasil do Pacto Global afirma que o atingimento dos ODS passa pela atuação do setor privado, capaz de investir recursos humanos e financeiros. Segundo a iniciativa, as três motivações mais relevantes para as empresas criarem um ambiente corporativo atrelado aos ODS são código de ética, imagem e reputação relacionada à sustentabilidade e cumprimento de leis.

Essas metas também podem ser um caminho para ideias corporativas que contribuem para a inovação em produtos e serviços e para a abertura de novos mercados. De acordo com Daniel Maximilian Da Costa, fundador e principal executivo da Latin American Quality Institute (LAQI), os ODS facilitam o alinhamento da estratégia corporativa com as necessidades da sociedade atual, destacando novas áreas que podem ser exploradas. "É por isso que o tema das oportunidades é muito relevante no contexto dos 17 objetivos. Para as pequenas e médias empresas que abordam os ODS, os benefícios podem incluir reconhecimento e estímulo aos processos de inovação, aumento da atratividade como empregador, geração de reputação positiva da empresa, entre outros", conclui.



Website: http://www.laqi.org
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp