01/02/2022 às 08h33min - Atualizada em 01/02/2022 às 08h33min

Confira os filmes que já escolheram MS como cenário

Confira os filmes que já escolheram MS como cenário


O estado do Mato Grosso do Sul já recebeu diversos artistas e cinematógrafos que buscavam captar as belezas naturais aqui existentes. Recentemente, o remake da novela Pantanal foi anunciado e as gravações em MS já começaram, trazendo até atores como Juliana Paes e Enrique Diaz que fizeram de um Restaurante de Piraputanga seu novo “point”.

Antes da chegada da novela, outros filmes e novelas escolheram as cidades de MS como locação, entre eles, várias produções nacionais que estão listadas abaixo.

“Terra Vermelha”

Terra vermelha

Terra vermelha

Crédito: Reprodução




































O filme “Terra Vermelha”, lançado em 2008, toca em tópicos sensíveis e foi ambientado no Mato Grosso do Sul. A produção, que conta com estrelas como Matheus Nachtergaele, conta a história de um grupo de pessoas indígenas que foram escravizados por fazendeiros e sua jornada para recuperar seus direitos e suas posses.

O filme também trata da onda de suicídios entre o povo Guarani-Kaiowás, que possui uma taxa maior de casos do que a média nacional. O diretor é o italiano Marco Bechis que se inspirou nas vivências reais da população indígena e inclusive contratou pessoas da etnia Guarani-Kaiowás para participar do filme.

“Cabeça a Prêmio”

Cabeça a prêmio

Cabeça a prêmio

Crédito: Reprodução





















Outro longa-metragem que escolheu MS para suas gravações foi “Cabeça a Prêmio”. O filme, lançado em 2010, conta com estrelas como Alice Braga e Eduardo Moscovis no elenco e foi dirigido por Marco Ricca e ganhou diversos prêmios no Festival do Rio.

A história segue a vida de uma família sul-mato-grossense que possui uma rede ilegal de negócios. As filmagens passaram por várias cidades de MS, entre elas Bonito, Corumbá e Campo Grande, além de possuir cenas na Bolívia. 

“Olho Nu”

Olho Nu

Olho Nu

Crédito: Reprodução




















“Olho Nu”, lançado em 2014, é um filme em formato de documentário que retrata a vida do artista Ney Mato Grosso, um ídolo brasileiro que nasceu em Bela Vista, MS e que marcou a história do país.

As cenas iniciais do filme foram filmadas na cidade natal de Ney e ao decorrer do longa o diretor, Joel Pizzini reúne gravações feitas em casa quando o artista era criança, entrevistas após a sua fama, videoclipes e shows para contar a história de vida de Ney Mato Grosso, desde a infância, até o seu sucesso marcante.

“Em Nome da Lei”

Em nome da lei

Em nome da lei

Crédito: Reprodução



































Lançado em abril de 2016, “Em Nome da Lei” traz personagens intrigantes e conta com a presença de Paolla Oliveira e Mateus Solano para dar vida a história de Odilson Oliveira, um juíz natural de Bonito - MS, que dedicou sua vida ao combate contra o tráfico de drogas.

Ao assistir ao filme, os moradores da cidade de Dourados irão achar os cenários muito familiares, visto que as filmagens ocorreram no município. Cheio de cenas de ação e suspense, o filme foi dirigido por Sérgio Rezende, que diz ter buscado fazer jus a história de Odilson Oliveira. “Ele tem um trabalho sério na fronteira do Brasil com o Paraguai e virou uma lenda na região”, afirma.

“Não Devore Meu Coração”

Não devore meu coração

Não devore meu coração

Crédito: Reprodução




















O aclamado filme “Não Devore Meu Coração”, lançado em 2017, reúne talentos como Cauã Reymond e o cantor Ney Matogrosso, conta uma história centrada na rivalidade entre Brasil e Portugal.

O filme foi gravado em Bela Vista, em um trecho que faz a fronteira entre Brasil e Portugal e conta com a participação de diversos habitantes de Mato Grosso do Sul, que apesar de não serem profissionais, conferem à história – baseada em contos escritos por Joca Reiners Terron – certa veracidade. 

A trama do filme, inspirada pela infância de Joca Reiners em Bela Vista, une a inimizade entre os países, resquícios da Guerra do Paraguai (18644-1870), com uma história de amor proibido entre uma mulher paraguaia, Basano (Adeli Benitez) e um homem brasileiro, Joca (Eduardo Macedo).

“Madalena”

Madalena

Madalena

Crédito: Reprodução




















O mais recente projeto cinematográfico a ser filmado no Mato Grosso do Sul é o filme “Madalena”, que foi lançado no Brasil na 45ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, mas que já foi exibido em festivais de cinema ao redor do mundo, países como Portugal, México, Estados Unidos, Ucrânia e França já receberam o filme que foi muito premiado.

A história é um retrato das experiências de pessoas trans no país, o filme, dirigido por Madiano Marcheti parte do desaparecimento de Madalena e como essa perda afeta a vida de três pessoas que a amavam. 

O filme é completamente feito no Mato Grosso do Sul, passando pelas cidades de Dourados, Bonito e Maracaju, e cerca de 20 dos atores nasceram em MS, inclusive Pamela Yule, atuação principal que dá vida a personagem Bianca e nasceu em Campo Grande.

Além de filmes, as cidades de MS foram o cenário de diversas novelas, como a aclamada “Alma Gêmea” cujo episódios iniciais foram gravados em locais como os rios Sucuri e Prata, na Gruta do Lago Azul e no Áquario Natural. Outros exemplos são a novela Vida da Gente, com cenas gravadas na Lagoa Misteriosa e no Rio Prata e “América” que foi iniciada em Corumbá.

Isso sem mencionar a novela Pantanal, marco da televisão brasileira e que, como mencionado anteriormente, logo ganhará um remake.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp