15/02/2022 às 12h36min - Atualizada em 15/02/2022 às 12h36min

Dejetos de suínos são transformados em energia elétrica em granjas de MS

A energia produzida é capaz de abastecer uma cidade com pouco mais de 5 mil habitantes durante um ano

Ao todo, 250 granjas estão cadastradas no programa (Foto: Semagro)

Transformar gás poluente em energia. Esse é o objetivo do novo projeto desenvolvido na criação de suínos de Mato Grosso do Sul. Nas granjas do Estado, os dejetos dos animais são queimados e convertidos em energia elétrica capaz de abastecer uma cidade com pouco mais de 5 mil habitantes durante um ano.

A produção de carne suína de qualidade, somada a redução da emissão de gases poluentes na atmosfera é o foco do subprograma Leitão Vida, administrado pela Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) e faz parte da estrategia do Governo do Estado para se tornar Estado Carbono Neutro até 2030.

Hoje, 250 granjas são cadastradas no projeto, com mais de 4,4 milhões de cabeças. Em 110 delas foram instalados biodigestores que evitam a liberação do gás metano produzido pelos animais na natureza. A segunda etapa do programa, no entanto, é feita por 29 dessas propriedades. Nelas esse biogás liberado com a criação dos suínos é transformado em energia elétrica por meio de queima.

Esse procedimento gera mais de 12,3 milhões de quilowatts/hora por ano, o suficiente para abastecer uma cidade com pouco mais de 5 mil habitantes.

De acordo com dados elaborados pela Coordenadoria de Pecuária da Semagro, atualmente as granjas cadastradas no subprograma produzem 6,5 bilhões de litros de dejetos de suínos, que se fossem convertidos em gás metano seriam capazes de produzir 70,8 milhões de quilowatts ano energia elétrica.

Para alcançar o Carbono Neutro até 2030, a ideia é ampliar as ações no setor, por meio de incentivos já previstos no Leitão Vida. A intenção é que mais produtores adotem a alternativa e invistam para transformar os dejetos em metano e em seguida, na energia elétrica.

“Se usássemos toda a produção de gás metano das granjas do Estado, podíamos gerar mais de 70 milhões de kw de energia elétrica no ano. Transformava isso em metano e depois em energia. Temos potencial de 52% das granjas que poderiam produzir energia”, calcula o titular da Semagro, Jaime Verruck.

Em termos de exportação de carne suína, no acumulado de 2021 foram embarcadas 16,7 mil toneladas para o exterior por Mato Grosso do Sul, gerando faturamento de US$ 31,55 milhões. Ganho de 28,72% no faturamento de 2020 para 2021.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp