16/02/2022 às 12h44min - Atualizada em 16/02/2022 às 12h44min

Bolsonaro faz exame de Covid, mas se recusa a deixar material genético com russos

Somente após o resultado negativo do exame, presidente brasileiro teve a liberação de seguir para a reunião

Basília Rodriguesda CNN
Bolsonaro e Putin conversam com o auxílio de tradutores Oficial Kremlin/PR

O presidente Jair Bolsonaro atendeu à determinação do governo russo de realizar exame de Covid-19 antes do encontro com o presidente Vladimir Putin. Mas, de acordo com fontes do Palácio do Planalto, o material genético de Bolsonaro não ficou em poder dos russos e foi recolhido pelo Gabinete de Segurança Institucional (GSI).

Somente após o resultado negativo do exame, Bolsonaro teve a liberação de seguir para a reunião com Putin. Os dois chefes de estado se cumprimentaram com um aperto de mãos e ficaram sentados em cadeiras lado a lado, separados apenas por uma mesinha de centro.

A possibilidade de Bolsonaro pedir dispensa do exame chegou a ser discutida pelos conselheiros do presidente antes da saída do Brasil. A decisão, acompanhada pelas áreas militar e internacional do governo, foi que bastava o GSI acompanhar o processo de perto e recolher todo material utilizado, como amostras, swab e luvas – afirmaram fontes do governo à CNN, nesta quarta-feira. Os russos viram o resultado do exame negativo.

Imagem bem diferente da observada no encontro do presidente da França, Emannuel Macron, com Putin. Macron preferiu não se testar para a Covid-19 em território russo com receio de clonagem de material genético. O encontro dos dois ocorreu em uma mesa gigante para manter o distanciamento social.

Fotos – Visita do presidente Jair Bolsonaro à Rússia


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp