25/02/2022 às 10h47min - Atualizada em 25/02/2022 às 10h47min

​O Município de Dois Irmãos do Buriti está credenciado no MAPA no Programa Nacional de Crédito Fundiário – Terra Brasil.

O Município de Dois Irmãos do Buriti está credenciado no MAPA no Programa Nacional de Crédito Fundiário – Terra Brasil.

Na manhã desta quinta-feira, dia 24 de fevereiro, esteve presente os Técnicos da Empresa AGRO TÉCNICA ARAÇUAI para   credenciar a Prefeitura no Programa Nacional de Credito Fundiário – PNCF, Terra Brasil. Logo após esse ato, os Técnicos da empresa apresentou ao  membros do CMDRS – Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável a atualização do Programa Terra Brasil.
 

O Terra Brasil oferece condições para que os agricultores sem acesso à terra ou com pouca terra possam comprar imóvel rural por meio de um financiamento de crédito rural. Além da terra, os recursos financiados podem ser utilizados na estruturação da propriedade e do projeto produtivo, na contratação de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER), gerando oportunidade, autonomia e fortalecimento da agricultura familiar, qualidade de vida, geração de renda, redução da pobreza, segurança alimentar e sucessão no campo para os agricultores familiares.

As vantagens financeiras oferecidas pelo programa são atrativas. O teto passa dos R$ 174 mil, e o beneficiário tem até 25 anos para quitar o valor, com 36 meses de carência para começar a pagar. “As condições são as melhores possíveis, o PNCF oferece juros baixos e 20% de bônus em todas as parcelas pagas em dia. Todos os agricultores que adquirirem terra, vão ter assistência técnica por cinco anos para o projeto que apresentar”, explicou Felipe, engenheiro agrônomo e representante da empresa Agro Técnica Araçuaí, responsável pela divulgação do programa na região e projeto técnico.

O perfil dos candidatos a ser beneficiado pelo programa: trabalhadores rurais não-proprietários, preferencialmente assalariados, parceiros, posseiros e arrendatários que comprovem, no mínimo, cinco anos de experiência na atividade rural; e agricultores proprietários de imóveis cuja área não alcance a dimensão da propriedade familiar e seja comprovadamente insuficiente para gerar renda capaz de propiciar-lhes o próprio sustento e o de suas famílias.
Angelino Ferreira da Rocha, Presidente do CMDRS, destacou que esse é um novo modelo de reforma agrária, que oferece a possibilidade de adquirir a área rural individual ou coletivamente pelos trabalhadores rurais não proprietários e filhos de agricultores.

“O grande diferencial desse programa é a atribuição do Conselho de controle social e a filtragem dos candidatos se você não tem aptidão para o trabalho agrícola, não vai ter acesso ao crédito. Esperamos bons frutos desse programa com o apoio da prefeitura, que está totalmente à disposição para dar total apoio aos produtores”, conclui o presidente do CMDRS.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp