01/03/2022 às 08h51min - Atualizada em 01/03/2022 às 08h51min

Pesca está liberada em Mato Grosso do Sul

Isso porque terminou a piracema, período de defeso reservado à reprodução dos peixes

Redação PP
Rio Paraná, na região de Jupiá, em Três Lagoas (Foto: Eduardo Kotaki/TV Morena)

A pesca está liberada nos rios de Mato Grosso do Sul a partir desta terça-feira (1º). Isso porque terminou a piracema, período de defeso reservado à reprodução dos peixes. Mas é preciso ficar atento, pois quem pratica pesca amadora ou esportiva precisa emitir a licença ambiental do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e ficar atento às regras. (veja Cartilha do Pescador no fim desta reportagem)

Em alguns rios, por exemplo, a pesca continua proibida e é considerada crime em qualquer época do ano:

  • Rio Salobra (Municípios de Miranda e Bodoquena) – neste rio a navegação é permitida somente com motor de 4 tempos, de potência até 15hp;
  • Córrego Azul: Município de Bodoquena;
  • Rio da Prata (Municípios de Bonito e Jardim);
  • Rio Nioaque (Municípios de Nioaque e Anastácio);
  • Rio Formoso (Município de Bonito);
  • Rio Mimoso (Município de Bonito);
  • Trechos de rios dentro das Unidades de Conservação de Proteção Integral (Parque Estadual das Várzeas do Rio Ivinhema e outras).

LEIA MAIS:

O diretor-presidente da FundturMS (Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul), Bruno Wendling, fala sobre a liberação da pesca e a expectativa para este ano.

“O perfil do pescador vem mudando ao longo dos anos e o Estado vem acompanhando essa nova demanda, com novas leis, a Cota Zero. A Fundação de Turismo vem apoiando por meio de campanhas promocionais, instituímos o ‘Pesque e Solte, Volte Sempre’, que é o mote das nossas campanhas, esperando uma boa temporada. Os barcos-hotéis de Corumbá muito preparados pra esse novo tipo de turista, que traz sua família, que quer mais conforto, que quer atividade esportiva, que não quer levar o peixe. Três Lagoas também, águas do Miranda e outros destinos muito importantes que têm entendido que esse novo perfil traz mais receita. Eu tenho certeza que vai ser um ano muito bom pra pesca de Mato Grosso do Sul”, afirmou.

Cota

Desde 2020, só é permitido ao pescador levar um exemplar de peixes de espécie nativa (por exemplo: pacu, pintado, cachara, jaú, dentre outros), além de cinco exemplares de piranhas, dentro das medidas mínima e máxima. Se a espécie pescada estiver fora dos tamanhos permitidos, deve ser solta imediatamente no local. Já a pesca do dourado segue proibida até 2024, conforme lei estadual.

Com relação às espécies consideradas exóticas, não há cota, o pescador pode levar qualquer quantidade que conseguir pescar. São consideradas exóticas (não pertencem à fauna local) as espécies apaiari, bagre africano, black bass, carpa, peixe-rei, sardinha-de-água doce, tilápia, tucunaré, zoiudo, tambaqui.

Licença

O interessado deve emitir a Licença Digital de Pesca pelo site do Imasul ou por meio do aplicativo MS Digital disponível nas lojas de Android e iOS.

 

 


 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp