09/03/2022 às 16h22min - Atualizada em 09/03/2022 às 16h22min

Aquário do Pantanal: entrega está prevista para 31 de março

Grupo Cataratas desistiu do contrato de concessão e governo estadual vai gerenciar o Aquário do Pantanal

Primeira Página
Aquário do Pantanal (Foto: Maristela Brunetto/Canal Aberto)

O Aquário do Pantanal tem entrega prevista para o dia 31 de março, segundo o governo de Mato Grosso do Sul. O empreendimento será gerido pelo próprio Executivo, pois o Grupo Cataratas decidiu pela desistência amigável do contrato de concessão no modelo de PPP (parceria público-privada).

O contrato, assinado em 2014 entre o Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e o grupo, permitia um distrato amigável.

Em nota enviada ao Primeira Página, o Grupo Cataratas comunicou que desistiu do contrato de concessão do Aquário do Pantanal por decisão estratégica do seu conselho de administração.

“Após 8 anos da assinatura do contrato sem a possibilidade de dar início ao seu regular cumprimento, o grupo vive um novo momento, com reposicionamento da sua estratégia de atuação nos principais destinos turísticos do Brasil, principalmente nas cidades em que já atua”, informou.

Ainda de acordo com a nota, “apesar do longo período decorrido, o Grupo reforça que ficou impressionado positivamente com a qualidade de entrega deste empreendimento e destaca que se colocará à disposição do Governo Estadual para colaborar com o encerramento amigável do contrato e ser parceiro deste importante equipamento de educação, pesquisa e conservação”.

Aquário do Pantanal

Considerado o maior aquário de água doce, o empreendimento com aproximadamente 19 mil metros de área construída fica no Parque das Nações Indígenas, em Campo Grande.

São 33 tanques, sendo 23 internos e oito externos, além de um tanque de abastecimento e outro de descarte de efluentes, totalizando um volume de 5 milhões de litros de água. O maior dos reservatórios é o túnel principal, que levará 1,2 milhão de litros de água para receber animais de grande porte.

Todo o circuito de reservatórios será preenchido através de cinco fontes de água: três poços internos, um poço da obra e um poço da concessionária de abastecimento de água de Campo Grande.

Desde janeiro de 2022, o Aquário do Pantanal recebe peixes. Até então, apenas os tanques externos estavam sendo habitados com exemplares das espécies pintado, tambaqui, pacu e lambari. Agora, o povoamento avançou com a liberação de animais nos viveiros internos.

Depois de pronto, a estrutura servirá de moradia para mais de 230 espécies de animais da fauna de Mato Grosso do Sul e também de outros países. Além dos cardumes do Pantanal e da região de Bonito, vão viver no Aquário bichos de cinco continentes: Europa, África, América (Amazônia), Ásia e Oceania.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp