09/03/2022 às 13h58min - Atualizada em 09/03/2022 às 21h20min

Grupo BMV certifica Unimed Cuiabá através do Selo Sustentabilidade Tesouro Verde

Com investimento de ativos em territórios de preservação ambiental, operadora de saúde se adequa aos critérios ESG (Ambiental, Social e Governança)

DINO
https://www.tesouroverde.global/
Selo Sustentabilidade Tesouro Verde

A Unimed Cuiabá se preocupa com a preservação do meio ambiente, fator crucial para o bem-estar da população. Diante desta responsabilidade, a cooperativa de saúde amplia o cuidado ambiental através do Selo Sustentabilidade Tesouro Verde, uma solução do Grupo BMV.

Com a iniciativa, a certificação da cooperativa alcança 27 critérios ambientais, entre eles, a produção de recursos hídricos, preservação de espécies, fauna e flora. Os critérios são reconhecidos pela sigla ESG, do inglês “environmental, social and governance” com a tradução “Meio Ambiente, Sustentabilidade e Governança”, que funciona como um pacto global de resguardo com a natureza.

Na prática, há o rastreio de uma área preservada correspondente a esse ativo adotado pela cooperativa, que, dentro dele, contabiliza no território os benefícios do meio ambiente protegido. Na outra ponta, a ferramenta do Grupo BMV remunera a comunidade local das áreas preservadas pela conservação mantida.

Garantia de preservação e ativos da Unimed Cuiabá

Para viabilizar a certificação, os agricultores aderem ao programa do BMV e assinam um compromisso de preservar e proteger a floresta nativa pelos próximos 25 anos. Logo depois, uma equipe faz o inventário da área, aplicando metodologia validada por cientistas da Faculdade de Ciências Econômicas da Unesp e registrada na ONU (Organização das Nações Unidas).

A SGS (empresa de inspeção, verificação, testes e certificação) audita todo o processo. Na sequência, o inventário é registrado em blockchain e a calculadora da Plataforma Tesouro Verde converte o volume de recursos naturais consumidos pela cooperativa em quantidade de moedas verdes, no caso as UCSs, necessárias para garantir a certificação.

“É um produto único e que se adapta a todas as necessidades de empresas e países quando o assunto é ESG permitindo gerar um “net positive” em relação ao carbono e incorporando outros 26 benefícios ambientais, tais como preservação de espécies de fauna e de flora”, explica a economista co-fundadora do Grupo BMV, Alessandra Umbelino.

Ao adquirir o Selo Sustentabilidade Tesouro Verde, a Unimed Cuiabá – recebe um documento criptografado por meio de blockchain no qual constam informações como o período compensado, o total de hectares de mata nativa preservados, a quantidade de CO2 estocada e o número de espécies de fauna e de flora preservadas, entre outros. Esse mesmo documento tem o número de série da propriedade e também um QR Code no qual é possível, inclusive, identificar em que propriedades e em qual ano os ativos foram originados.

O BMV é um grupo empresarial fundado em 2007, que trouxe ao mercado a solução que remunera quem preserva e conserva florestas — UCS — e a acessibilidade de empresas e instituições à qualificação ESG — Selo Sustentabilidade Tesouro Verde — de forma segura e transparente. A solução BMV é de ponta a ponta, assegurada por entidades de credibilidade global, como a SGS, Sitawi e a Unesp.

Em 2022, a Unimed completa 55 anos de atuação. A marca nasceu com a fundação da Unimed Santos (SP), em 1967, e hoje compõe um sistema de 341 cooperativas médicas, que estão presentes em 86% das cidades brasileiras e atendem a 18,4 milhões de pessoas. A Unimed reúne 118 mil médicos cooperados, gera 134 mil empregos diretos e dispõe da maior rede assistencial do país, formada por 153 hospitais próprios e cerca de 2,5 mil hospitais credenciados, além de unidades de pronto-atendimento, clínicas e laboratórios, entre outros serviços. Toda essa operação injeta, no sistema de saúde brasileiro, mais de R$ 56 bilhões por ano. A Unimed também se destaca nos segmentos de planos odontológicos, seguros de saúde, vida, previdência privada e patrimoniais, na gestão de recursos financeiros, bem como na educação voltada à saúde e ao cooperativismo.

Para saber mais sobre o Selo Sustentabilidade Tesouro Verde:

https://www.tesouroverde.global/#/   

https://bmv.global/ 

SGS: https://www.sgsgroup.com.br/ 

No LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/bmvstandard/ 

No Instagram: https://www.instagram.com/bmv_br/



Website: https://www.tesouroverde.global/
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp