06/04/2022 às 16h18min - Atualizada em 06/04/2022 às 16h18min

Após 25 meses de pandemia, Saúde encerra lives com informações da Covid-19

Foram mais de 500 transmissões ao vivo em dois anos de pandemia

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MS) encerrou as lives com informações da Covid-19 no estado de Mato Grosso do Sul. A última edição ao vivo ocorreu nesta quarta-feira (6), de acordo com a secretária adjunta de Saúde, Crhistinne Maymone.

A melhora da pandemia, redução do número de testes positivos, internações e óbitos por Covid-19 propiciou o encerramento de transmissões ao vivo com informações da pandemia no Estado. As lives tiveram início em março de 2020.

Em mais de 500 edições, as lives eram realizadas diariamente, incluindo finais de semana e feriado. Em setembro de 2020, passou a ser transmitida somente em dias úteis. 

Em 18 de setembro de 2021, com a redução do número de casos no Estado, a SES passou a realizar as lives três vezes por semana, toda segunda, quarta e sexta-feira. Em 2022, as transmissões passam a ser semanais. 

Crhistinne Maymone afirmou que o avanço da vacinação é responsável pelo fim das lives com informações da Covid-19. 

“Se estamos hoje fazendo a última live, colhendo esse fruto, muito é por causa da vacina. Hoje é a última live porque investimentos muito na vacina”. 

Por fim, enfatizou que a pandemia ainda não acabou e que cuidados com higiene devem ser mantidos. 

“A pandemia ainda não acabou. Nós sabemos que quem fala o momento que acaba a pandemia, que se traz para uma epidemia e endemia é a Organização Mundial de Saúde”.

CASOS, MORTES E INTERNAÇÕES

Dados do boletim epidemiológico da SES apontam que 165 pessoas testaram positivo para Covid-19 nas últimas 24 horas em Mato Grosso do Sul.

Com isso, o Estado totaliza 525.139 casos confirmados desde o início da pandemia. A média móvel de casos dos últimos sete dias é de 152,1. A taxa de contágio não foi divulgada.

Os municípios que mais registraram novos casos são Campo Grande (61), Dourados (56), Paranaíba (12), Itaporã (11), Laguna Carapã (8), Três Lagoas (8), Amambaí (5), Costa Rica (5), entre outros municípios.

Mato Grosso do Sul registrou três óbitos nas últimas 24 horas. Com isso, o Estado chega a 10.513 óbitos desde o início da pandemia.

A média móvel de óbitos dos últimos sete dias encontra-se em 2,0 e a taxa de letalidade em 2%. 

Existem 26 pessoas hospitalizadas com Covid-19 nesta quarta-feira (6). Dentre os internados, 12 estão em leitos clínicos (8 público; 4 privado) e 14 em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) (13 público; 1 privado).

A ocupação global de leitos de UTI do Sistema Único de Saúde (SUS) na macrorregião de Campo Grande está em 66%, Dourados 55%, Três Lagoas 30% e Corumbá 35%.

Desaceleração e estabilidade

Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, o avanço da vacinação é responsável pela queda no número de internados, casos, óbitos e taxa de letalidade da Covid-19.

"A gente observa numero de casos, óbitos, internações mais baixos. Nós continuamos observando a possibilidade ou não de novas variantes. Tivemos diminuição da média móvel de casos e mortes", afirmou a secretária adjunta de Saúde, Christinne Maymone.

Após melhora na pandemia, o governo de Mato Grosso do Sul liberou o uso da máscara facial em locais fechados e abertos.

Campo Grande liberou, oficialmente, o uso da máscara em locais fechados nesta terça-feira (22), conforme noticiado pelo Correio do Estado.

A exceção é para o transporte coletivo, transporte por aplicativo, táxi, hospitais, consultórios e unidades de saúde.

A SES encerrou as lives com informações da Covid-19 no estado de Mato Grosso do Sul. A última edição ao vivo ocorreu em 6 de abril de 2022. 

A melhora da pandemia, redução do número de testes positivos, internações e óbitos por Covid-19 propiciou o encerramento de transmissões ao vivo com informações da pandemia no Estado. As lives tiveram início em 15 de março de 2020.

O infectologista Julio Croda acredita que a pandemia da Covid-19 esteja próxima do fim, conforme noticiado pelo Correio do Estado.

Croda diz que ainda neste ano, a pandemia pode entrar em uma fase endêmica, com menos impactos na saúde.

Essa passagem de pandemia para endemia, segundo ele, significa que o impacto da doença em internações e mortes será menor.

Christinne Maymone afirmou que a doença está controlada em Mato Grosso do Sul, mas que a SES permanece monitorando o que acontece em outros países que possuem novas variantes, como Reino Unido, França e China. 

 

Sintomas da Covid-19

É possível que o cidadão esteja infectado com o vírus da Covid-19 caso apresente os seguintes sintomas:

  • Febre
  • Tosse seca
  • Perda do olfato
  • Perda do paladar
  • Falta de ar
  • Dificuldade para respirar
  • Dor ou pressão do peito

Transmissão

O meio de transmissão da Covid-19 se dá por inalação ou contato com gotículas de saliva, secreções respiratórias ou superfícies contaminadas. Portanto, a transmissão pode ocorrer por meio de:

  • Tosse
  • Espirro
  • Catarro
  • Apertos de mão
  • Contato pessoal próximo
  • Contato com objetos contaminados

Prevenção

Existem inúmeras formas de se prevenir o contágio e proliferação da Covid-19. Confira:

  • Vacinação contra Covid-19
  • Uso de máscara
  • Uso de álcool gel
  • Lavagem das mãos com água e sabão
  • Evitar tocar nos olhos, nariz e boca
  • Não compartilhar objetos pessoais
  • Ventilar ambientes
  • Evitar aglomerações e espaços fechados

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp