11/04/2022 às 11h10min - Atualizada em 11/04/2022 às 11h10min

Pantanal real! Estudante de biologia fotografa onça-pintada atacando capivara no bioma de MS

João Pedro Salgado fez registros do carro junto com guias do Onçafari

Renata Fontoura e José Câmara
primeirapagina
Onça-pintada atacando capivara no Pantanal de MS. (Foto: João Pedro Salgado)

O estudante de biologia e fotógrafo João Pedro Salgado, de 22 anos, do Rio de Janeiro, conheceu neste fim de semana o Pantanal de Mato Grosso do Sul. Nos primeiros momentos no bioma, ele registrou a incrível imagem de uma onça-pintada atacando uma capivara. 

João Pedro chegou meia noite no Aeroporto Internacional de Campo Grande e viajou mais 300 km até à Estância Caiman. Por volta das 05h40 de sábado (9), o jovem já estava no carro junto dos guias do Onçafari, ONG que atua basicamente em seis frentes de trabalho: Ecoturismo, Ciência, Reintrodução, Social, Educação e Florestas. A experiência que João Pedro vivenciou faz parte da frente de Ecoturismo da instituição.

“Cheguei e logo de cara vimos a primeira onça, eram 6h. Chegamos, a onça estava em pé na água, ela começou a demonstrar posição de ataque. Outras pessoas tinham falado que tinha uma capivara, logo imaginei que ela poderia capturar um animal. Fazer esse registro é muito raro. Registro de onça já é difícil, mas fazer o registro dela capturando é mais raro ainda”, declarou o futuro biólogo.

onca capivara Joao Pedro Salgado

onca capivara Joao Pedro Salgado

Capivara virando presa de onça-pintada. (Foto: João Pedro Salgado)

João Pedro é também fotógrafo de natureza desde antes de iniciar a graduação em Biologia. Ele até relembrou de forma vívida do ataque da onça. “Em segundos a onça pulou na água, assim que a capivara viu, mergulhou, a onça mergulhou atrás e saiu da água com a capivara na boca. Em questão de 10 segundos e eu clicando na máquina”, detalhou. 

Naquele momento, o sentimento de nervosismo mais a adrenalina tomaram conta de todos no carro, Os únicos sons que eram dos cliques das câmeras fotográficas. “Eu fiquei muito nervoso! Na hora, a adrenalina foi tão grande, que não pensei muita coisa. Foi um silêncio enorme”, relembrou. 

onca capivara Joao Pedro Salgado

onca capivara Joao Pedro Salgado

Onça atacando a cabeça a cabeça da capivara. (Foto: João Pedro Salgado)

Aquela foi a primeira vez que João Pedro tinha visto uma da estrela do Pantanal de MS, a onça-pintada. “Era um sonho desde pequeno vir ao Pantanal. Ver a onça predando a capivara superou qualquer expectativa. Momento incrível na minha vida. Só tinha visto onça e cena deste tipo em documentários”, contou. 

“A visita ao Pantanal marcou a minha vida. Depois de tudo que aconteceu nos últimos anos com as queimadas, agora, pude viver a exuberância do Pantanal. Isso tudo traz esperança e mais força para continuar. Esta experiência foi única, marcou a minha vida de uma forma extremamente positiva”, finalizou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp