26/04/2022 às 11h32min - Atualizada em 26/04/2022 às 11h32min

Chuvas de granizo causaram prejuízos de R$ 19 milhões nas lavouras de MS

Tempestades com granizo e ventos fortes atingiram plantações em propriedades rurais de Ponta Porã

Um levantamento divulgado, nesta segunda-feira (25), pela Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) aponta que as chuvas que atingiram Mato Grosso do Sul no último fim de semana causaram prejuízos superiores a R$19 milhões. Este valor refere-se apenas às lavouras de milho localizadas em Ponta Porã, na fronteira com o Paraguai.

Conforme o levantamento, as propriedades do assentamento Itamarati, na região de Ponta Porã, perderam 25% da safrinha de milho, 50% do milho armazenado e no setor de hortaliças o prejuízo foi estimado em 60%.

As pesquisas apontaram ainda que, em torno de 500 produtores rurais tiveram suas atividades produtivas e para subsistência afetadas nestas localidades.

Milho 2ª safra

Em média, 25% das áreas de cultivo de milho safrinha foram afetadas pelas chuvas de granizo. A orientação para os produtores que têm seguro agrícola e/ou PROAGRO é acionar as seguradoras para comunicar as perdas.

Os relatos dos técnicos da Agraer apontam que as perdas ocorreram de forma irregular. Em algumas regiões, as perdas atingiram 100% e em outras ocorreu em menor porcentagem.

As lavouras de milho safrinha atingidas, estavam na maioria em sua fase reprodutiva e parte em enchimento de grãos.

Em se tratando de hortaliças, a perda estimada é em torno de 60% da produtividade esperada. “Algumas estufas agrícolas para produção de tomate e pimentão, tiveram seus plásticos rasgados, dessa forma, os produtores terão que realizar os reparos”, enfatizaram os técnicos da Agraer.

Produtores de abacaxi, laranja e banana também foram prejudicados pela chuva de granizo, além da bovinocultura de leite.

“O efeito principal da chuva de granizo irá resultar menor oferta de pastagens para os rebanhos, com a consequente necessidade de adquirir maior quantidade de alimentos de fora da propriedade, agravando a crise enfrentada pelos produtores, com custos de produção elevada, além disso, foi afetada as lavouras de milho que estavam sendo cultivadas para silagem”, descreveram na nota da Agraer.

A Agraer garantiu que vai dar assistência aos produtores rurais afetados.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp