12/05/2022 às 10h22min - Atualizada em 12/05/2022 às 10h22min

Gestão do Bioparque Pantanal alerta para perfis falsos da atração nas redes sociais

Diretora do local disse que maior perigo são usuários caírem em golpes e terem acesso à informações fakes

NA CLARA SANTOS
Correiodoestado
Perfis falsos do Bioparque Pantanal podem ser fontes de desinformações; é preciso que população fique alerta - Divulgação

 

Após a inauguração do Bioparque do Pantanal, a equipe gestora da atração criou um perfil nas redes sociais como forma de deixar a população por dentro das informações do local como agendamentos, horário de visitação e atividades no geral. Contudo, desde então, diversos perfis que usam o nome do local estão surgindo na internet e atuando como oficiais mesmo sem autorização. 

De acordo com a equipe do Bioparque, até o momento já foram identificados cinco perfis, sendo que um deles, inclusive, está copiando as postagens do perfil oficial e respondendo seguidores que tiram dúvidas pelo chat. 

Ainda conforme as informações da equipe do complexo, um dos perfis que está ganhando bastante engajamento nos últimos dias é o @aquariododopantanaloficial, que usa a antiga denominação da atração e está ativo desde o dia 31 de outubro de 2021. 

O perfil tem mais de 4.850  seguidores e usa fotos e textos de outras pessoas como se fossem oficiais. 

Entre os principais riscos de perfis falsos está a divulgação de golpes e informações falsas, conteúdos inadequados ou até mesmo proibidos, além de respostas erradas às dúvidas mandadas pelos seguidores, que sempre buscam saber como é o processo de agendamento para a visitação, por exemplo.


A diretora do Bioparque, Maria Fernanda Balestieri, afirma que entre os riscos dos perfis falsos estão, também, situações como a pessoa pensar que conseguiu horário para agendamento quando, na verdade, não passou de uma informação falsa dada por pessoas que não trabalham no local. 

“Além desses perfis divulgarem informações que não são reais, podem usar o nosso nome para aplicar golpes ou até mesmo dar a falsa impressão de que a pessoa conseguiu agendamento, implicando inclusive em gastos no deslocamento até o local".

A diretora ainda informou que já acionou o setor jurídico do governo do Estado. “Fizemos o recolhimento de provas e comunicamos a autoridade policial sobre o caso”.

Além do @aquariodopantanaloficial, outros perfis fakes são o @bioparquepantanal, @bioparquepantanalofc, @bioparquepantanalms, @aquariopantanal.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp