23/05/2022 às 10h18min - Atualizada em 23/05/2022 às 10h18min

Com apoio da Secretaria Indígena, agricultores veem resultados positivo no plantio de mandioca

Com apoio da Secretaria Indígena, agricultores veem resultados positivo no plantio de mandioca

Gildson Gabriel
Radioterena

Os pequenos agricultores indígenas do município de Dois Irmãos do Buriti com apoio da Secretaria Municipal de Assuntos Indígena (SEMAI) estão vendo resultado positivo no plantio e manejo da mandioca.

Recentemente, o produtor indígena, Leodenis da aldeia Barrerinho entregou toneladas de mandioca para a indústria “Mandioca Monte Alto” situado no município de Dois Irmãos do Buriti que processa e empacota o produto e entrega nos diversos supermercados do estado.

Segundo o secretário da SEMAI, Clênio Reginaldo França, a sua pasta tem incentivado os pequenos agricultores no plantio fornecendo óleo diesel, conserto de maquinários, manejo e acompanhamento técnico para uma produção de qualidade.

“É gratificante ver nosso pequeno produtor indígena está tendo resultados positivo na sua colheita e saber que isto contribui para melhoria da sua renda e qualidade de vida.” Comentou o secretário.

Clênio ressaltou ainda a parceria da indústria Monte Alto que recebe incentivo da Prefeitura e da Câmara do Munícipio para a compra da mandioca oriunda dos produtores das aldeias.

“Antes, os nossos produtores indígenas vendiam seus produtos (a mandioca) para atravessadores com preços muitas vezes injustos, agora não mais. A indústria do nosso município, que tem apoio do poder público, compra dos nossos produtores a preço justo.” Ressaltou. Continuou dizendo “… os produtores de mandioca plantam sabendo para quem vender.”

O secretário disse que há muitos outros produtores indígenas que estão abastecendo a indústria, inclusive outro produtor da aldeia André irá nesta próxima semana entregar toneladas de mandioca.

“A Secretaria Indígena, o prefeito Wlademir de Souza Volk estará sempre motivando e apoiando os agricultores indígenas para que possam ter melhoria na sua renda e consequentemente melhorar a sua qualidade de vida.” finalizou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp