30/05/2022 às 11h25min - Atualizada em 30/05/2022 às 11h25min

MS e PR assinam convênio para estudo de construção de nova ponte

O estudo visa identificar os impactos sobre o Rio Paraná e o desenvolvimento regional

O governador Reinaldo Azambuja participa hoje (30), da assinatura do convênio para o início dos Estudos de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) sobre a construção de uma nova ponte entre o Paraná e Mato Grosso do Sul, ligando os municípios de São Pedro do Paraná (PR) e Porto São João (MS).

Reinaldo estará acompanhado do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Jr. A nova estrutura vai contribuir com  o escoamento da produção agrícola.

O estudo, avaliado em R$ 3 milhões, visa identificar os impactos sobre o Rio Paraná e o desenvolvimento regional. Para dar seguimento ao projeto de construção da ponte, a Itaipu vai financiar o EVTEA.

As primeiras tratativas sobre a nova ponte tiveram início no ano passado.  O Governo do Estado, por meio da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) discutiu com a diretoria de Itaipu projetos relacionados à logística e à conservação do solo e da água em Mato Grosso do Sul.

De acordo com o secretário da Semagro Jaime Verruck, a ponte faz parte de um projeto ainda mais amplo, que inclui a duplicação da BR-376, conhecida como a Rodovia do Agronegócio Brasileiro, pela grande quantidade de caminhões que transportam a safra sul-mato-grossense, passando pelo Paraná a caminho do Porto do Paranaguá.

A estimativa de custo da obra é de R$ 350 milhões. Atualmente cerca de 1.500 caminhões trafegam na região.

"Hoje, caminhões do Mato Grosso do Sul em direção ao Paraná precisam passar pela barragem Primavera, entrar no estado de São Paulo, atravessar a barragem de Rosana para, aí sim, entrar no Paraná via Nova Londrina e acessar a BR-376. Esse caminho, com duas barragens, tem trânsito lento e restrição de peso de caminhões", explicou Verruck


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp