21/01/2020 às 15h22min - Atualizada em 21/01/2020 às 15h22min

Polícia do PY diz ter achado casa onde PCC organizou fuga na fronteira

Residência em Pedro Juan Caballero, a 400 metros de penitenciária, teria servido como posto de comando da facção

Campo Grande News
www.campograndenews.com.br
Inspetor próximo a documentos, objetos e droga encontrada na casa (Foto: Divulgação)

A inteligência da polícia paraguaia acredita ter encontrado, na manhã desta terça-feira (21), residência onde o PCC (Primeiro Comando da Capital) organizou o esquema de fuga de, ao menos, 74 presos da Penitenciária de Pedro Juan Caballero, na linha de fronteira com Ponta Porã, a 323 km de Campo Grande, na madrugada de domingo (21).

Somente 48 horas depois da fuga em massa de integrantes da maior facção brasileira, setores da polícia paraguaia e Ministério Público realizaram operação de “varredura” no entorno do presídio. Conforme apurou o junto à Polícia Nacional do Paraguai, a casa é localizada a, aproximadamente, 400 metros do presídio.

Autoridades paraguaias investigam esquema de corrupção no presídio e liberação de presos, parte deles durante a semana, ao invés da fuga pelo túnel escavado na ala destinada ao PCC, hipótese inicial veiculada pelo país vizinho. Ainda sem conclusão, a investigação no Paraguai já fala em uso de vans de fornecimento e saída, de presos, pelo portão principal.

Felipe Zambelli Pereira, de 28 anos, é natural do Guarujá e foi preso nesta terça-feira (21) pela polícia paraguaia (Foto: Divulgação)

Felipe Zambelli Pereira, de 28 anos, é natural do Guarujá e foi preso nesta terça-feira (21) pela polícia paraguaia (Foto: Divulgação)

Felipe Zambelli Pereira, de 28 anos, é natural do Guarujá e foi preso nesta terça-feira (21) pela polícia paraguaia (Foto: Divulgação)

Na casa, foram encontrados dois brasileiros, um homem e uma mulher, que estariam ligados à facção. O homem foi identificado pela polícia como Felipe Zambelli Pereira, de 28 anos, natural do Guarujá (SP). A polícia paraguaia afirma que ele tem antecedentes por crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de armas. A mulher, identificada como Denise Rolon de Oliveira, de 36 anos, é natural de Ponta Porã.

Na casa, a polícia paraguaia de antinarcóticos apreendeu 27 quilos de cocaína. A inteligência paraguaia afirma que o local servia como posto de comando do PCC, e que é possível que o espaço fosse frequentado por lideranças da facção. As pessoas presas durante a operação serão ouvidas pelo Ministério Público e conforme apurou o Campo Grande News, devem responder à Justiça do país vizinho.



A ação começou por volta das 7h30 e envolveu diferentes forças da segurança pública do governo paraguaio, com uso de helicóptero da polícia nacional. Além dos dois brasileiros encontrados na casa, a polícia prendeu outras 5 pessoas, de nacionalidade paraguaia, por crimes que variam de “violência familiar a roubo”.
A evasão em massa gerou afastamento de 32 pessoas, entre elas o diretor do presídio, Cristian Gonzales. Todos se negaram a falar a respeito do que aconteceu, depois de presos. A informação das autoridades paraguaias, segundo o jornal paraguaio ABC Color, é de que já foram capturadas imagens do circuito fechado, submetidas à perícia. Os funcionários afastados continuam presos em Pedro Juan Caballero.

Recapturados – Até agora, os únicos recapturados do grupo são 5: 1 brasileiro, que foi condenado no Paraguai com nome falso e 4 paraguaios. Três paraguaios, Ronald Francisco Brítez López, 20 anos, Orlando Manuel Torres Verón, 22 anos, e José Enrique Ullón Duarte, 27 anos foram presos em Concepción, a, aproximadamente 150 km de Pedro Juan Caballero, durante a madrugada desta terça-feira, e levados para a sede de investigação na cidade.

Ontem, durante a manhã, foi preso um brasileiro, natural do Maranhão, Luís Alves da Cruz, de 30 anos, em estrada vicinal na faixa de fronteira de Ponta Porã, às margens da BR-463, que havia sido preso, condenado e procurado, após a fuga, pelo nome falso de Eduardo Alves da Cunha.

Ainda durante a manhã de segunda-feira, outro preso foi recapturado pela Polícia Nacional do país vizinho. Segundo nota divulgada no site do governo paraguaio, pelo ministério do interior, ele é paraguaio, se Sabio Darío González Figueredo e foi encontrado quando tentava se esconder em uma casa na periferia de Pedro Juan Caballero, a apenas 200 m da penitenciária de onde escapou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp