07/07/2022 às 09h44min - Atualizada em 07/07/2022 às 09h44min

Cuidados com doenças respiratórias devem ser redobrados no Inverno

Cuidados com doenças respiratórias devem ser redobrados no Inverno

GI
O Inverno começou e com ele a temporada das doenças respiratórias, o que representa um risco em tempos de coronavírus. Segundo o meteorologista Natálio Abrahão, da Uniderp, uma massa de ar seca está bloqueando o avanço de frentes para o território sul-mato-grossense. "Estiagem moderada e não tem previsão de chuvas, pelo menos até o dia 15. Há previsão de uma massa de ar polar para esse dia, mas somente com umidade elevada, nevoeiro e depois frio. Antes disso, sol, calor e umidade relativa em declínio".
Como o inverno é a estação onde as manhãs são quentes e as noites são frias e este ano com a baixa incidência de chuva, é nesse período também que a atenção deve ser redobrada quanto aos cuidados com as principais doenças dessa estação, como a gripe, pneumonia, sinusite, rinite, bronquite e laringite, ocasionadas pela oscilação da temperatura e que atingem as vias respiratórias.
Com as temperaturas mais baixas as pessoas tendem a buscar lugares fechados, onde há aglomerações e isso predispõe à disseminação por vírus e bactérias que entram no corpo, contagiando através de gotículas dispersos no ar e pelo contato com superfícies contaminadas. Crianças, idosos e portadores com doenças crônicas devem manter atenção redobrada também com a saúde nessa época do ano.
A atenção e o alerta servem para todos. Com a pandemia do coronavírus a atenção deve aumentar, por isso, a dica é que mantenham a hidratação com água e sucos ricos em vitamina C, lavar as frutas é essencial e evitar alimentos preparados de forma duvidosa. Outro quesito é não estar em lugares com aglomeração de pessoas e lavar sempre as mãos. Tomando esses cuidados já vai evitar muito essas doenças da estação. A vacinação para a gripe e covid também é muito importante, pois ela diminui a incidência dessas enfermidades.
Em geral, os sintomas dos problemas respiratórios são semelhantes: tosse, coriza, febre, falta de ar. Mas eles podem ser provocados por vírus ou bactérias, ter uma duração curta ou uma evolução rápida para um problema mais sério.
Portanto, aos primeiros sintomas destas doenças, o melhor é procurar sua ESF ( ou Unidade Básica de Saúde) de referência ou atendimento aqui no Hospital Municipal Cristo Rei, para investigar a situação e iniciar um tratamento. Somente um profissional de saúde pode indicar a melhor medicação e a dose adequada tanto para doenças respiratórias quanto para alergias e viroses.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp