13/07/2022 às 12h04min - Atualizada em 13/07/2022 às 12h04min

Câmara Dois Irmãos do Buriti Moção de Congratulação e Aplausos M.I.U

Câmara Dois Irmãos do Buriti Moção de Congratulação e Aplausos M.I.U

O Vereador Vereador Eber Reginaldo Vitorino infra-assinado vem respeitosamente com amparo no Regimento Interno, submeter ao Plenário a seguinte Moção de Congratulação e Aplausos a ser enviada ao Ilustríssimo Senhor Jader Jorge de Oliveira Pastor Presidente da M.I.U (Missão Indígena Uniedas).
 
Genuinamente indígena, fundada em 1972 no Distrito de Taunauy, município de Aquidauana/MS, é uma organização religiosa sem fins lucrativos, a única no Brasil formada por líderes autóctones, com sede neste estado, e com filiais em outros estados.
 
A nossa Instituição tem a principal função na Evangelização dos povos indígenas brasileiros assim como outros da América do Sul, pois através deste trabalho atuamos concomitantemente na área de Educação com uma Escola Evang. Lourenço Buckman, no Distrito de Taunay, que anteriormente tínhamos o Ensino Médio, e atualmente estamos somente com o Ensino Fundamental, é de suma importância registrar que esta escola atua há sessenta e seis anos onde muitos indígenas concluíram seus estudos.
 
Além desta escola, temos a Casa de Estudantes, que fica na Reserva Indígena KuxonetyPoke’e, em Matupá/MT, que recebe jovens indígenas das etnias do Baixo Xingu para formação de seus estudos. Possuímos dois Centros de formação de líderes eclesiásticos, que estudam no formato interno, e que aprendem algumas profissões como: agricultura, pecuária, avicultura, piscicultura, marcenaria e o básico em construção civil. Estas duas escolas situam-se em Anastácio/MS, denominado IBCB, e a outra fica em Pimenta Bueno/RO, denominada Centro Canaã de Treinamento e Aprendizado. Com as igrejas nas aldeias do MS, oferecemos cursos nas áreas de geração de renda, incentivando-os a produzir em suas terras alimentos saudáveis e sem agrotóxicos.
 
 Primamos á valorização da nossa cultura, língua, danças, entre outras coisas que nossos ancestrais nos deixaram como conhecimento.
 
Nosso mais recente trabalho está no Acre, cidade de Feijó e Santa Rosa do Purus, onde oferecemos acolhimento, aconselhamento, aos jovens indígenas daquela região, num trabalho de tirá-los dos vícios em álcool e drogas, pois a presença de indígenas nas cidades é cada vez maior.
Missão Indígena Uniedas, ao longo dos anos, através de seus pastores e líderes, atua como um braço na sociedade civil, para que o povo indígena protagonize sua história nos tempos hodiernos.
 
               Sala das Sessões da Câmara Municipal de Vereadores de Dois Irmãos do Buriti/MS, 12 de julho de 2022.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp