18/07/2022 às 11h07min - Atualizada em 18/07/2022 às 11h07min

Arborização de nossa cidade Dois Irmãos do Buriti.

Arborização de nossa cidade Dois Irmãos do Buriti.

O conhecimento popular da realização das podas durante o período dos meses sem a letra “R” (maio, junho, julho e agosto), ou no período do inverno, visando até “ajudar”, possibilitar que a árvore se desenvolva com mais vigor durante a primavera e o verão, permanece até hoje no dia a dia da arborização de nossa cidade Dois Irmãos do Buriti.

Essa cultura das podas normalmente é feita de forma drástica nas árvores, cortando-se totalmente a copa, a massa verde vegetal, e anualmente. Todavia, seja tecnicamente, seja dentro do contexto urbano, tal aplicação revela-se incorreta e não vantajosa, tanto para a árvore, quanto para o meio onde ela está inserida. E, assim, não existe uma época de poda ideal.

Ainda que existam aplicações específicas, como no cultivo de certas espécies frutíferas e/ou em pomares, as árvores não necessitam de uma poda anual, muito menos total, drástica ou excessiva. Ninguém se preocupa em fazer podas em uma área de mata, por exemplo, para que essas árvores também venham a “ficar mais bonitas e vigorosas”. Nesses locais as árvores atingirão seu ápice na vida adulta, passarão a envelhecer, entrando em declínio fitossanitário, vindo a morrer, tombar, lascar e cair naquele mesmo local. E está tudo certo.

Como fazer a poda correta
Primeiramente, devemos constatar o motivo pelo qual queremos fazer a poda. Em seguida, de acordo com a necessidade, chegaremos à poda mais adequada para cada caso:

•    Levantamento de copa: poda dos galhos mais baixos da copa arbórea, fazendo com que a mesma seja mantida alta, solucionando conflito de galhos com pessoas/pedestres, trânsito/veículos etc;

•    Poda de limpeza: poda de galhos velhos, tocos podres, parasitas, partes necrosadas ou comprometidas etc;

•    Afastamento predial: poda dos galhos que estão em conflito com , residências, telhados, cercas elétricas, calhas, ares-condicionados etc;

•    Poda de Equilíbrio: poda de galhos ou porções mais densas/pesadas da árvore, as quais estão ou podem vir a desequilibrar a árvore, ocasionando um risco de queda da mesma ou de tombamento.

•    Afastamento de redes elétricas (redes de baixa, média ou alta-tensão, bem como demais elementos elétricos): poda dos galhos em conflito com o cabeamento das redes elétricas e demais elementos pertencentes ao serviço de energia da cidade. Esse manejo é exclusivamente realizado pela companhia prestadora do serviço de energia na cidade – a Energisa
Poda comparativa

Poda comparativa

                                                                                    Comparativo de podas de árvores.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp