26/07/2022 às 14h55min - Atualizada em 26/07/2022 às 14h55min

Farmácia do Hospital Municipal Cristo Rei distribuiu mais de 35 mil medicamentos em junho!

Farmácia do Hospital Municipal Cristo Rei distribuiu mais de 35 mil medicamentos em junho!

GI
Nos últimos meses, prefeituras, farmácias e hospitais de todo o Brasil enfrentam a crescente falta de remédios básicos para tratamentos de saúde. O motivo para esse desabastecimento, segundo especialistas, é a guerra entre a Rússia e a Ucrânia e o abre e fecha na China ainda por causa da Covid. O país é o principal fornecedor de matéria-prima para produção de medicamentos.
A falta é do insumo farmacêutico ativo (IFA), o principal ingrediente de um remédio. O Brasil produz apenas 5% do IFA utilizado no território nacional. O restante é importado, sendo 68% proveniente da China. Além disso, também dependemos da importação para conseguir outros incipientes medicamentosos e materiais para a embalagem, como blister, tinta, frascos e conta-gotas.
Dois Irmãos do Buriti -assim como vários municípios de Mato Grosso do Sul -, também tem passado por essa dificuldade na compra de medicamentos, devido a essa crise nacional, mas aqui na farmácia do Hospital Municipal Cristo Rei, a gestão municipal tem feito um trabalho árduo para que o estoque não fique totalmente desfalcado, mesmo com a dificuldade dos laboratórios em fabricar. Caso você procure nossa farmácia e não encontre de imediato sua medicação, saiba que o problema é em todo o país e o motivo é o citado acima.
Mesmo assim, a população do nosso município pode se sentir privilegiada, pois poucas cidades do Estado conta com uma farmácia dentro de uma Unidade Hospitalar, onde os pacientes após atendimento, podem retirar a medicação prescrita pelo médico gratuitamente. Caso o medicamento não esteja disponível na farmácia, pode procurar a Secretaria Municipal de Saúde, para que seja providenciado.
A farmácia foi implantada na primeira gestão do prefeito Wlademir de Souza Volk, conhecido por todos como Japão, com a finalidade de cuidar da população e que esta tenha acesso aos medicamentos gratuitamente. A determinação do prefeito, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, é que a população não tenha gastos com a compra de medicamentos após uma consulta, promovendo o uso racional, garantindo a segurança e favorecendo a recuperação do paciente.
Só no mês de junho, foram distribuídos 35.190 medicamentos, número que mostra nitidamente que a atual gestão é pautada por três pilares: a eficiência, humanização e transparência.
A farmácia do Hospital Municipal Cristo Rei está sob a responsabilidade da farmáceutica Karini Rodrigues e conta com profissionais capacitados e especializados, voltados para a constante melhoria de nossos serviços!

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp