16/08/2022 às 10h36min - Atualizada em 16/08/2022 às 10h36min

Em referência ao incentivo à amamentação, o mês de agosto está “dourado”

Em referência ao incentivo à amamentação, o mês de agosto está “dourado”

A campanha é conhecida como Agosto Dourado – a cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno, foi instituída no Brasil pela Lei nº 13.435 de 12 de abril de 2017 que determina que, no decorrer deste mês, serão intensificadas ações de conscientização e esclarecimento sobre a importância do aleitamento materno. São trinta dias, em que são celebrados a promoção, a proteção e o apoio ao aleitamento.
Amamentar é um dos melhores investimentos para salvar vidas e melhorar a saúde pois, assegura um crescimento saudável da criança e reduz 33% os riscos de doenças crônicas na idade adulta, diminuindo significativamente os custos para as famílias e sociedade. O aleitamento materno é capaz de evitar a morte anual de 1,3 milhão de crianças menores de cinco anos.
O leite humano é tão especial, que é produzido na medida certa pela mulher, atende todas as necessidades do bebê, nas diferentes fases da vida, inclusive suas necessidades de proteção imunológica como na prematuridade. Inúmeros estudos comprovam os benefícios, tanto para a saúde da criança como da mulher que amamenta, a curto e longo prazo. É considerado o alimento ideal para crianças de zero a seis meses de idade de forma exclusiva (somente leite materno) e complementado com alimentação saudável a partir desta idade até dois anos ou mais, segundo recomendação da OMS.
Apesar disso, as taxas de aleitamento no Brasil ainda estão abaixo do esperado. E o desafio entre as crianças prematuras é ainda maior, visto as condições de saúde da criança quando internada em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Por esta razão os Bancos de Leite Humano (BLH) atuam para a captação, processamento e distribuição do leite humano para as crianças em situação de internação, quando as mães não conseguem extrair seu leite. Além disso, os Bancos de Leite Humano atendem às mulheres que já estão em casa com seus filhos, mas que apresentam alguma dificuldade para amamentar.
Bancos de Leite em MS
Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Campo Grande - (67) 3345-3027
Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Campo Grande - (67) 3378-2715
Banco de Leite Humano da Santa Casa de Campo Grande - (67) 3322-4174
Banco de Leite Humano da Maternidade Cândido Mariano - (67) 3041-4735
Banco de Leite Humano do Hospital Universitário de Dourados - (67) 3410-3002
O aleitamento materno é considerado como “a ação isolada mais eficaz para o combate à mortalidade infantil”, segundo a OMS e a Unicef.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp