14/09/2022 às 17h56min - Atualizada em 14/09/2022 às 17h56min

Sebrae/MS traz orientações para quem deseja aprender sobre fidelização dos clientes

Em alusão ao Dia do Cliente, comemorado em 15 de setembro, instituição têm dicas para pequenos negócios aumentarem relacionamento com seu público

Os clientes são a base de qualquer negócio que deseja crescer, por isso é essencial que os empreendedores invistam em um bom relacionamento com seus consumidores. No Dia do Cliente, data comemorada em 15 de setembro, o Sebrae/MS traz dicas para pequenos negócios interessados em aprender mais sobre fidelização deste público.

Aproximar-se dos seus clientes é o primeiro passo para quem deseja ter um público fiel. Para o analista-técnico do Sebrae/MS, Carlos Henrique de Oliveira, buscar ter um relacionamento com o cliente está diretamente ligado à fidelização. “Quando se busca conhecer seus clientes, se estabelece um vínculo onde é possível conseguir entender as necessidades deles, tornando o cliente fiel à empresa. E isso faz com que sua empresa alavanque, tanto nas finanças quanto na valorização da sua marca”, afirma.

O meio digital é uma das alternativas para quem deseja abrir novos espaços para conexão e tem ganhado espaço entre os empresários. Segundo demonstra a pesquisa “Impactos do Coronavírus sobre o comércio de bens e serviços de Mato Grosso do Sul”, divulgada pelo Sebrae/MS em parceria com a Fecomércio/MS em maio de 2021, 54% dos empreendedores do estado investem na estratégia de produção de conteúdo voltada para comercialização de produtos online.

Para Carlos Henrique de Oliveira, o uso das redes sociais não é mais novidade, o diferencial está na forma que empresário se coloca nelas. “Seja presencialmente ou digital, a fidelização está conectada com a experiência do cliente. Um dos pontos é estar presente, você ou sua empresa tem que manter ou buscar a presença e ‘conversar’ com seus clientes”, explica.

Estratégias de fidelização

De acordo com o analista do Sebrae/MS, algumas estratégias são fundamentais para que os negócios tenham uma presença digital mais eficaz. Uma delas é a preocupação com a estética: os empresários precisam pensar estas plataformas e redes sociais como se fossem uma loja presencial, então, quando um cliente acessar o canal é necessário que ele esteja organizado e de fácil acesso.

Ele também complementa que ter uma equipe engajada e treinada é um investimento. A experiência do cliente está ligada diretamente à forma que ele vai ser atendido. Assim, se o time estiver desmotivado ou até mesmo despreparado, o consumidor sentirá o impacto. “Seja presencial ou digital, a relação humana sempre existirá, e deixá-los nas mãos de quem não está conectado pode ser uma situação bem desvantajosa. O papel de ter uma equipe conectada é do empresário”, expõe Carlos Henrique de Oliveira.

Por fim, se planejar e criar uma estratégia baseada nas informações coletadas nas trocas com os clientes, faz toda a diferença para a fidelização. Um exemplo de quem investiu em presença digital é Thamires Matsuyuki, proprietária da Quitanda Maior, um empreendimento de hortifruti e açougue localizado em Campo Grande. Com a ajuda das redes sociais, ela conseguiu impulsionar seu negócio na pandemia. Compreendendo a necessidade dos clientes, a empresária abriu um delivery que atendesse toda a Capital, além de criar um site e aplicativo do negócio.

“Quando abri essas outras vertentes, foi muito fácil vender, devido a minha forte presença na internet. Desde que abri a quitanda sempre estive presente no Instagram e no Facebook, tinha em mente que para eu crescer deveria estar nessas plataformas. Então quando veio a expansão, muita gente já me conhecia, então na primeira semana já tínhamos clientes, e em um mês alcançamos todas a nossas metas”, comenta.

Mais informações aos empreendedores pela Central de Relacionamento do Sebrae, pelo número 0800 570 0800.


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