21/09/2022 às 17h25min - Atualizada em 21/09/2022 às 17h25min

Faltam 11 dias para eleições e MS tem 560 candidatos em 2022

São oito candidatos concorrendo ao Governo de MS

Faltam 11 dias para as Eleições 2022 e Mato Grosso do Sul tem um total de 560 candidatos, que concorrem aos cinco cargos eletivos nas eleições deste ano.

O primeiro turno ocorre dia 2 de outubro, das 7h às 16h, e os eleitores devem escolher cinco postulantes aos cargos de deputado e deputada estadual, deputado e deputada federal, senador ou senadora, governador ou governadora, e presidente.

Conforme o site TopMídiaNews, no Estado, houve um total de 594 registros de candidaturas, mas após análises do TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral), o total de 34 registros foram considerados inaptos.

Durante a campanha, alguns dos candidatos também tiveram seus registros impugnados por falta de documentação, problemas no registro do partido, ou mesmo por não ser considerado ficha limpa ou por não ter se afastado definitivamente de cargo no Ministério Público.

O total de 23 candidaturas foram indeferidas, sendo 6 por motivo de ficha limpa e 17 por ausência de requisito de registro.

Existem candidatos que mesmo com o registro indeferido entraram com recurso e disputam sub judice até analise final do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). E caso definitivo de indeferimento, os votos dados ao postulante são anulados.

Segundo o TRE-MS, o total de 28 candidatos buscam a reeleição, entre deputados estaduais e federais.

Deputado Estadual

Para o cargo de deputado estadual concorrem 397 candidatos. Na Assembleia Legislativa são 24 vagas disponíveis. Total de 16,54% das candidaturas.

Deputado Federal

O total de 161 candidatos concorrem a uma das 8 vagas disponível na Câmara Federal, sendo um percentual de 20,13% das candidaturas.

Senador

Com apenas uma vaga para o Senado Federa, seis pessoas concorrem: Luiz Henrique Mandetta (União), Professor Tiago Botelho (PT), Tereza Cristina (PP), Juiz Odilon (PSD), Jefferson Bezerra (Agir) e Anízio Tocchio (Psol).

Ainda há sete primeiro suplentes, e sete segundo suplentes.

Governador

Em MS, são 8 concorrentes ao Governo do Estado: Rose Modesto (União), Giselle Marques (PT), Eduardo Riedel (PSDB), Capitão Contar (PRTB), Marquinhos Trad (PSD), Adonis Marcos (Psol), André Puccinelli (MDB) e Magno Souza (PCO) que disputa sub judice.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp