02/10/2022 às 22h01min - Atualizada em 02/10/2022 às 22h01min

Capitão Contar e Eduardo Riedel disputam 2º turno ao governo de MS

Deputado estadual do PRTB vai disputar o segundo turno em Mato Grosso do Sul contra o ex-secretário do Governo da gestão tucana

Montagem mostra Capitão Contar e Eduardo Riedel (Foto: Maressa Mendonça)
Capitão Contar (PRTB) e Eduardo Riedel (PSDB) vão disputar o segundo turno da eleição para o governo de Mato Grosso do Sul, daqui quase um mês.

Esse foi o resultado das eleições neste dia 2 de outubro, quando 1,9 milhão de eleitores inscritos no estado estavam habilitados para a escolha.

Com 96,06% das seções totalizadas às 18h45, o sistema de resultados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) informou que o segundo turno está matematicamente definido. Capitão Contar tem 26,91% dos votos válidos, enquanto Eduardo Riedel foi o candidato escolhido por 24,73% dos eleitores. Não há mais como reverter o quadro

Quem são os candidatos

Capitão Contar, nome de urna de Renan Barbosa Contar, tem 38 anos. É deputado estadual em primeiro mandato. Foi eleito com mais de 79 mil votos na onda bolsonarista, em 2018, pelo PSL, partido do presidente Jair Bolsonaro à época.

Para as eleições deste ano, migrou para o PRTB, como forma de viabilizar candidatura. O partido está coligado ao Avante.

Como candidato a vice, está o advogado Beto Figueiró, do PRTB.

O militar da reserva teve um apoio importante no finzinho da campanha, com o pedido de voto feito diretamente pelo presidente Bolsonaro, durante o debate feito pela TV Globo.

Eduardo Riedel tem 53 anos. Esse é o primeiro cargo eletivo que disputa. Participou do governo de Reinaldo Azambuja desde a primeira gestão.

Foi secretário de Governo e Gestão Estratégica e de Infraestrutura, cargo que ocupava antes de sair para disputar a sucessão estadual. Esteve à frente, também, do comitê estadual de gestão das medidas contra a pandemia de covid-19.

Nascido no Rio de Janeiro, tem formação em Ciências Biológicas e mestrado em Zootecnia. É filho de uma família ligada à agropecuária em Maracaju.

Foi presidente do Sindicato de Maracaju em 1999, presidente na Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de MS) e diretor da Confederação Nacional da Agricultura (CNA).
 
Concorre ao governo na coligação que reúne sete partidos: PSDB, Cidanania, Republicanos, PP, PSB, PL e PDT.

O segundo turno está marcado para 30 de outubro, com a votação no mesmo horário do primeiro turno, das 7h às 16h em Mato Grosso do Sul.

E os outros?
O ex-governador André Puccinelli (MDB), que liderava as pesquisas, teve 17,34% dos votos. A deputada federal Rose Modesto, do União Brasil, ficou com 12,49%. Giselle Marques, do PT, foi a candidata de 9,26% do eleitorado.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp