17/10/2022 às 16h55min - Atualizada em 17/10/2022 às 16h55min

O CME como protagonista no controle da infecção hospitalar no Hospital Municipal de Dois Irmãos do Buriti

O CME como protagonista no controle da infecção hospitalar no Hospital Municipal de Dois Irmãos do Buriti

GI
Uma das principais preocupações do Hospital Municipal Cristo Rei é com as infecções hospitalares. Segundo o Ministério da Saúde, a higienização de instrumentos e utensílios médicos é de extrema importância para evitar a disseminação de fungos, bactérias e vírus.

Por isso, o CME - Centro de Material e Esterilização, tem um papel tão importante na nossa Unidade
Hospitalar, pois o trabalho incansável das nossas equipes evitam o surgimento dessas infecções, garantindo que toda a nossa Unidade de Saúde tenha acesso a materiais em quantidade e qualidade necessária para a execução dos procedimentos.
O CME é onde são processados os artigos médicos, como utensílios e roupas cirúrgicas, por exemplo. No Centro de Material de Esterilização os procedimentos variam entre: limpeza, preparo da carga de esterilização e do equipamento médico, esterilização de material cirúrgico, entre outros.

Assim, é possível nosso Hospital tenha as devidas condições para oferecer atendimento e assistência à saúde dos pacientes infectados por vírus e bactérias e também dos sadios. Sem esse cuidado, muitas pessoas, incluindo os próprios profissionais de saúde, poderiam se infectar.
Para que se possa processar adequadamente os artigos – de forma a garantir a segurança do paciente – é necessário o CME atender às normas exigidas pela Vigilância Sanitária e manter um programa de garantia de qualidade que funcione de forma extensiva.
O CME digamos que seja o "começo de tudo", já que tudo que é utilizado dentro do Hospital por médicos, técnicos de enfermagem e enfermeiros, passa pelas mãos da técnica de enfermagem Chirlei Miranda que atua neste setor, junto com a enfermeira Thaiuany Miranda Fernandes, para um processo minucioso e cuidadoso de esterilização.
Por exemplo, após instrumentos e roupas cirúrgicos esterilizados, a técnica monta os pacotes cirúrgicos que serão utilizados pelos médicos cirurgiões e suas equipes, um trabalho que exige atenção e conhecimento, pois esta montagem precisa ser correta, sem falhas, para não complicar uma cirurgia.
Chirlei também manuseia a máquina de autoclave para a esterilização, devido a demanda do hospital. Basicamente esse processo consiste em manter o material contaminado em contato com o vapor de água em temperatura elevada, durante um determinado período suficiente para matar os microorganismos presentes - a esterelização é fundamental no controle de infecções nos serviços de Saúde.
Sendo assim, as profissionais de saúde que atuam no CME são tão importantes para a biossegurança e o cuidado com os pacientes, quanto a equipe médica que atendem as pessoas diretamente.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp