01/12/2022 às 18h19min - Atualizada em 01/12/2022 às 18h19min

Câmara de Sidrolândia marca história no Brasil e elege 1º presidente indígena

Da Aldeia Tereré, o vereador Otacir Figueiredo (PP) foi eleito por unanimidade

Vereador Otacir Figueiredo (PP) foi eleito por unanimidade com 15 votos Foto: Marco Tomé/ Região News

A Câmara de Vereadores de Sidrolândia, marca a história política do Brasil, ao eleger o 1° vereador indígena como presidente da Casa de Leis. A eleição da mesa diretora ocorreu ontem (1), e o vereador Otacir Figueiredo (PP) foi eleito por unanimidade com 15 votos. Indígenas da aldeia Tereré lotaram a Câmara e fizeram manifestação em prol do vereador.

Otacir é conhecido na cidade como “Gringo”, e embora seja líder da prefeita Vanda Camilo (PP), na Câmara, tornou-se presidente por uma manobra da oposição, para barrar a eleição de Cledinaldo Cotócio que abandonou o grupo e se reaproximou da base governista. Inicialmente, Gringo encabeçou uma chapa para contrapor a de Cotócio.

Conforme o Região News, as duas chapas foram apresentadas, mas como Gringo atraiu o apoio do G-7 (Grupo formado por 7 vereadores), a eleição terminou com apoio unânime a chapa do indígena, que levou todos os votos inclusive, do ex-presidente Cotócio, que justificou o voto ao oponente. 

“A política se constrói assim. As vezes é um momento de um e as vezes de outro. Eu não vou impor uma chapa. É o seu momento Gringo, e você vai ser o presidente desta Casa”, disse o vereador Cledinaldo Cotócio, que desistiu de concorrer a presidência, após um biênio no cargo.

A chapa da mesa diretora que concorria ao lado de Cotócio foi derrotada por 8 votos a 7. A nova mesa diretora será formada pelos integrantes de oposição vice-presidente Cristina Fiuza, primeiro-secretário Eliel Vaz, e segundo-secretário Carlos Gabardo.

A eleição de Gringo foi comemorada pelos familiares e companheiros da Aldeia Tereré, onde mora. Uma das mais emocionadas era dona Maria Luzia, mãe do vereador, que orgulhosa da conquista do filho garante. “Ele vai saber honrar o nosso povo e fará um grande trabalho.” 

Gringo está cumprindo seu segundo mandato. Em 2020 obteve 424 votos, ficou na primeira suplência, mas assumiu a vaga quando Vanda Camilo, eleita presidente se tornou prefeita interina e posteriormente se elegeu como prefeita em eleição suplementar.

O líder da prefeita na Câmara, está alinhado politicamente com o deputado estadual Gerson Claro (PP) e esteve na linha de frente da campanha de reeleição do parlamentar. A família do indígena ringo exerce forte liderança na comunidade indígena. O pai dele, o capitão Santo, foi um dos fundadores da Aldeia Tereré e o irmão, Valcélio Figueiredo, foi cacique, além de ter sido filiado.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp