05/12/2022 às 12h22min - Atualizada em 05/12/2022 às 12h22min

Hidratação é a receita para tratar dengue e evitar complicações

Hidratação é a receita para tratar dengue e evitar complicações

GI
A ingestão da quantidade adequada de água é essencial no funcionamento do corpo. Por isso, os especialistas chamam a atenção para esse cuidado, principalmente em casos de quadros gripais ou dengue, por exemplo, doenças comuns nesta época do ano.
No caso de doenças que comprometem as vias respiratórias, a água ajuda a fluidificar as secreções e possibilita que elas sejam expelidas com mais facilidade, aliviando os sintomas. Já no caso da dengue, se a pessoa estiver bem hidratada, o sistema circulatório funcionará adequadamente. Isso é muito importante, pois evita as complicações da doença, como a dengue hemorrágica. Portanto, com a hidratação o impacto causado pelo vírus é menor.
Pacientes com suspeita de dengue devem se manter hidratados para evitar consequências graves da doença. Com o grande número de pessoas que contraíram a doença no Mato Grosso do Sul, o Hospital Municipal Cristo Rei reforça os cuidados necessários para melhor recuperação.
A ingestão de líquidos é muito importante e deve ser iniciada aos primeiros sintomas, antes mesmo de uma primeira consulta médica.
A dengue "retira" o líquido de dentro dos vasos sanguíneos, comprometendo a circulação, por isso é tão importante beber água para repor a perda.
Água, sucos, chás e soro caseiro, tudo é indicado na hidratação. Para fazer o soro caseiro, basta adicionar, em um litro de água, duas colheres (de sopa) de açúcar e uma colher (de café) de sal.
Para saber se a hidratação está sendo feita de modo correto, pode-se observar a cor da urina. Se estiver clara é sinal que está menos concentrada e que a ingestão de líquido está surtindo efeito.
Os sintomas clássicos da dengue são: febre, dor de cabeça, dor no fundo do olho, dor muscular, dor abdominal, dor nas articulações, além de manchas no corpo.
A principal ação que a população tem que fazer é se informar, conscientizar e evitar água parada em qualquer local em que ela possa acumular, em qualquer época do ano. Além do Aedes Aegypti transmitir a Dengue, hoje o mosquito tornou-se um dos maiores inimigos da saúde pública por transmitir também o vírus Zika e a Febre do Chikungunya.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp