07/12/2022 às 16h44min - Atualizada em 07/12/2022 às 16h44min

Aumento dos casos de suspeita de dengue impacta no atendimento do Hospital Municipal Cristo Rei

Aumento dos casos de suspeita de dengue impacta no atendimento do Hospital Municipal Cristo Rei

A epidemia de dengue em Mato Grosso do Sul começou a gerar reflexos no atendimento do Hospital Municipal de Dois Irmãos do Buriti, onde nas últimas semanas nossa Unidade Hospitalar está atuando com alta demanda devido ao aumento de casos de suspeitas da doença. A crescente procura por atendimento nos serviços impacta diretamente no tempo de espera por acolhimento.
Nosso protocolo de Classificação de Risco preconiza que o tempo máximo de atendimento seja de quatro horas. Mas esse fluxo de atendimento é afetado em situações como a que temos registrado nos últimos dias, especialmente, com o aumento considerável do número de pacientes com sintomas da doença.
É importante que a população compreenda a conduta médica em relação aos casos de viroses e suspeitas de dengue, já que a prioridade dos médicos plantonistas é tratar os sintomas, visto que para estas patologias é de suma importância a hidratação e medicação para aliviar dores e febre. Geralmente para amenizar dor e febre, são receitados fármacos com paracetamol ou dipirona, pois são recomendados tanto pelo Ministério da Saúde como pela Organização Mundial da Saúde (OMS) devido ao perfil de segurança.
Referente a exames, o teste rápido não nos dá uma resposta precisa, pois deve ser feito no 5º dia e, mesmo dando negativo, segundo o Ministério da Saúde, não exclui a possibilidade de estar acometido pela dengue. Já a sorologia demora 30 dias para sair o resultado, porque vai para o Lacen - Laboratório Central (não existe particular) devido alta demanda em Mato Grosso do Sul. O hemograma é solicitado quando tem indicação médica, para não sobrecarregar o laboratório e comprometer a avaliação do paciente, por isso nossa prioridade é tratar os sintomas.
Doença febril aguda, a dengue pode apresentar um amplo espectro clínico: enquanto a maioria dos pacientes se recupera após evolução clínica leve e autolimitada, uma pequena parte progride para doença grave. Fatores de risco individuais determinam a gravidade da doença e incluem idade, comorbidades (doenças pré-existentes) e infecções secundárias.
A principal ação que a população tem que fazer é se informar, conscientizar e evitar água parada em qualquer local em que ela possa acumular, em qualquer época do ano, limpando também os quintais. Além do Aedes Aegypti transmitir a Dengue hoje o mosquito tornou-se um dos maiores inimigos da saúde pública por transmitir também o vírus Zika e a Febre do Chikungunya.

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp