01/02/2023 às 13h03min - Atualizada em 01/02/2023 às 13h03min

Gerson Claro é eleito presidente da Assembleia Legislativa de MS

Progressista, que lidera a chapa de consenso para a Mesa Diretora da Alems, recebeu 23 votos; Paulo Corrêa (PSDB) ficou como 1º secretário

Fernando da Mata e Fabiano Arruda
Deputado estadual Gerson Claro (PP) é eleito presidente da Assembleia Legislativa de MS (Foto: Reprodução/Youtube/TV Alems)
O deputado estadual Gerson Claro (PP) foi eleito presidente da Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) para os anos de 2023 e 2024. O progressista, que lidera a chapa de consenso para a Mesa Diretora, recebeu 23 votos nesta quarta-feira (1º), em sessão extraordinária logo depois que os parlamentares foram empossados.

Os outros eleitos para a direção do Parlamento sul-mato-grossense foram:
  • 1º secretário: Paulo Corrêa (PSDB) – 19 votos;
  • 1º vice-presidente: Renato Câmara (MDB) – 24 votos;
  • 2º secretário: Pedro Kemp (PT) – 16 votos;
  • 2º vice-presidente: Zé Teixeira (PSDB) – 24 votos;
  • 3ª vice-presidente: Mara Caseiro (PSDB) – 24 votos;
  • 3º secretário: Lucas de Lima (PDT) – 24 votos.

Essa chapa de consenso vinha sendo costurada há algum tempo, principalmente por lideranças governistas. Porém, a eleição da Mesa Diretora teve disputa para alguns cargos.

Bolsonaristas, Rafael Tavares (PRTB) e João Henrique (PL) oficializaram candidaturas avulsas para os cargos de presidente e 1º secretário, respectivamente, defendendo serem “alternativas”. Os dois, que já sinalizaram oposição ao governo Eduardo Riedel (PSDB), receberam 1 voto e 5 votos, respectivamente.

A segunda secretaria também teve disputa com o registro de candidatura avulsa de Coronel David (PL). Nos bastidores pouco antes da eleição, o deputado já admitia que seria derrotado pelo petista Pedro Kemp, mas que precisava marcar posição contra o PT. Na votação, Coronel David recebeu 8 votos para 2º secretário.

Mara Caseiro, deputada mais votada nas Eleições 2022, foi a novidade na chapa articulada pela ala governista na eleição à Mesa Diretora. A tucana até tentou se lançar candidata à presidência da Alems, mas não conseguiu ameaçar o favoritismo de Gerson Claro. Nas negociações, ficou com a 3ª vice-presidência.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp