02/02/2023 às 12h25min - Atualizada em 02/02/2023 às 12h25min

Mutirão de combate à dengue em Dois Irmãos do Buriti!

Mutirão de combate à dengue em Dois Irmãos do Buriti!

Na última segunda-feira, 30 de janeiro, a Secretaria Municipal de Dois Irmãos do Buriti deu início ao mutirão de combate a dengue em todo município, além do Distrito de Palmeiras e Posto Correntes.
Porém, devido às chuvas, as ações foram adiadas. A partir da próxima segunda-feira, 06 de fevereiro, os agentes comunitários e de endemias, irão continuar as ações dentro do município. Já na quarta-feira, dia 08, as equipes percorrerão o Distrito de Palmeiras e o Posto Correntes.
As equipes irão recolher lixo e materiais que acumulam água de lotes vagos e quintais de residências. Também serão feitas visitas domiciliares, pois além do trabalho de remoção, os moradores irão receber orientações sobre os cuidados para evitar a proliferação do mosquito e os perigos da Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
As ações de prevenção à dengue devem ocorrer durante o ano todo, em especial no período de chuva, quando aumentam as possibilidades de surgimento de novos criadouros do mosquito transmissor da doença - Aedes aegypti. Isso porque os ovos do mosquito podem ficar fixados, em estado latente, às superfícies dos diversos tipos de objetos por mais de 450 dias e eclodir ao contato com a água.
A ação mais simples para prevenção da dengue é evitar justamente o nascimento do mosquito, já que não existem vacinas ou medicamentos que combatam a contaminação. Para isso, é preciso eliminar os lugares que eles escolhem para a reprodução. A regra básica é não deixar a água, principalmente limpa, parada em qualquer tipo de recipiente. Como a proliferação do Aedes aegypti é rápida, além das iniciativas do poder público, a população também deve colaborar para interromper o ciclo de transmissão e contaminação. Em 45 dias de vida, um único mosquito pode contaminar até 300 pessoas.
A secretaria municipal de Saúde destaca que a dengue ocorre tanto no período chuvoso quanto na seca. No período de seca, as pessoas acabam armazenando água em casa, o que gera criadouros do mosquito. No período de chuvas, a situação é mais preocupante porque aumentam as possibilidades de criadouros. Para o combate ao mosquito é necessário a conscientização dos munícipes para que atuem em conjunto com o Poder Público para o bem da coletividade, evitando sobrecargas no sistema de saúde e propagação das doenças causadas pelo vetor.
Nas fotos as equipes nas ruas e também a situação de terrenos e quintais que acumulam sujeira e água parada, servindo de criadouros para o mosquito!

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp