23/02/2023 às 12h04min - Atualizada em 23/02/2023 às 16h18min

Vai começar a correr esse ano? Confira 5 dicas para ter uma rotina de treino

Tenha paciência com o seu corpo e mente! Nada de escapar dessa meta em 2023

SALA DA NOTÍCIA Luiza Menezes
Divulgação/Authen

Novo ano e objetivos foram traçados para serem cumpridos, correto? Para quem escolheu a corrida como o esporte a ser praticado, a Authen, a primeira empresa no Brasil a produzir uma linha de vestuário especializado em corrida e performance, separou 5 dicas para ter uma rotina de treino, que vão ajudar você a sentir a endorfina correndo nas veias. Confira abaixo:

  1. Prepare-se para o começo ou recomeço

Como qualquer início, ele deve ser feito com cautela, fazer uma avaliação física é importante, pois é o seu corpo que vai te dizer se está apto ou não a atividade física escolhida. Buscar uma orientação especializada também é um passo importante, já que vai além dos treinos. O profissional vai ajudar a motivar, dar suporte e estímulos diferenciados, bem como auxiliar as metas a serem conquistadas nos treinos. 

  1. Trace seus objetivos

É fundamental ter um caminho a seguir para conquistar o hábito de treinar regularmente, isso colabora com a disciplina e o foco para evoluir. Atenção, nada de traçar objetivos improváveis com prazos inadequados. Comece com trotes, para o corpo se acostumar às novas demandas e à tensão que a corrida provoca,  depois avalie e vá progredindo. Seguir a primeira dica vai te ajudar a cumprir essa segunda.

  1. O combustível certo para o seu corpo

Sim, se o seu objetivo é correr para performance (para evoluir e tirar o seu melhor), uma alimentação equilibrada e saudável é essencial. Priorize uma rotina alimentar baseada em comida de verdade - o básico funciona: dê preferência a alimentos frescos e naturais, vá reduzindo aos poucos os processados e/ou industrializados, os excessos de açúcar, fritura e bebidas alcóolicas. Se possível, tenha o acompanhamento de um nutricionista. 

  1. Tenha paciência e diminua as expectativas

Você vai conseguir construir o seu condicionamento, mas é necessário que dê tempo para seu corpo e mente se adaptarem com a corrida, com o impacto e o desgaste muscular gerado por essa atividade. O começo deve ser gradual para que o desgaste seja moderado e seu corpo vá aprendendo a se recuperar. A dica é reduzir as expectativas, aproveitar o momento da corrida e deixar o prazer da atividade falar mais alto. 

  1. Use os equipamentos certos

Corrida é uma atividade física de impacto. No início da prática, seus músculos e articulações ainda não estão completamente preparados para esse esforço repetitivo. Então, além de começar a correr com um volume e intensidade menores, usar roupas de alta compressão são uma ótima opção. 

O uso de bermuda de compressão reduz a vibração muscular causada pela corrida e ajuda na redução das microlesões. Outro ponto positivo é que a menor vibração auxilia na diminuição da fadiga: sem sentir o balanço dos músculos, você vai ter uma economia de energia. E as mulheres também precisam de uma atenção extra na escolha do top de compressão ou sustentação para que os incômodos provocados pelo balanço durante as corridas também sejam minimizados nos seios.

A Linha Grit possui os acessórios ideais para corredoras que buscam sustentação e facilidade, por exemplo, bermudas e leggings com bolsos para guardar suplementação. Ela também utiliza tecido com a tecnologia High Compression, com alta compressão e conforto, bem como proporciona zero transparência em mais movimentos e ângulos. Além disso, tanto tops quanto bermudas e leggings possuem 29% menos de atrito, o que reduz as chances de machucados.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp