28/02/2023 às 08h42min - Atualizada em 28/02/2023 às 08h42min

Cetran lança edital de concurso que irá premiar trabalhos que promovam um trânsito mais seguro

Cetran lança edital de concurso que irá premiar trabalhos que promovam um trânsito mais seguro

O Governo de Mato Grosso do Sul lançou nesta segunda-feira (27) o edital do Prêmio Cetran de Educação e Segurança no Trânsito, que tem como tema “No Trânsito, Escolha a Vida” e por objetivo motivar discussões e produções de trabalhos e projetos que promovam um trânsito mais seguro no Estado.

O lançamento foi realizado durante a abertura do Ciclo de Palestras Sobre Legislação de Trânsito e Procedimentos Recursais 2023 e a Oficina Sobre Projetos de Educação para o Trânsito em Mato Grosso do Sul, que o Cetran/MS (Conselho Estadual de Trânsito) realiza até terça-feira (28), na Acedepol/MS, em Campo Grande.

O documento é assinado pelo vice-governador Barbosinha, pelo secretário de Justiça e Segurança Pública, Antonio Carlos Videira, e pela presidente do Cetran/MS, Regina Maria Duarte, visa premiar os trabalhos que promovam a compreensão e a sensibilidade dos cidadãos para uma mudança de comportamento no trânsito, garantindo mais segurança e destacando os valores essenciais à vida.

“Essa iniciativa irá refletir diretamente nas estatísticas, com a redução dos acidentes e de mortes, porque quando as pessoas sabem que há a presença de ações e agentes de trânsito em diversos pontos da cidade, começam a agir de forma mais cuidadosa, utilizando transporte por aplicativos e motorista da rodada, por exemplo”, destaca Barbosinha.

A presidente do Cetran/MS acredita que além de reduzir os números de acidentes no trânsito, o prêmio irá contribuir para que Mato Grosso do Sul seja o primeiro estado brasileiro a cumprir a legislação de trânsito, no que diz respeito a obrigatoriedade de ter todos os municípios integrados ao sistema.

“Dos 79 municípios do estado apenas 3 ainda não estão conveniados e acreditamos que esse prêmio, que trará inúmeros benefícios para todos, o principal deles a preservação da vida, conscientize também os prefeitos dessas cidades sobre a necessidade de integração ao sistema”, frisa Regina.

“Tenho certeza que chegaremos ao final desse ciclo de palestras comemorando a vitória de ser Mato Grosso do Sul o primeiro estado do país a ter 100% dos municípios integrados ao sistema, porque temos certeza que os prefeitos, vereadores e cidadãos de cada cidade do estado entenderam a importância de ter um trânsito seguro”, acredita o secretário de Segurança.

Ciclo de Palestras

Aberto nesta segunda-feira (27), em Campo Grande, o Ciclo de Palestras Sobre Legislação de Trânsito e Procedimentos Recursais 2023 e a Oficina Sobre Projetos de Educação para o Trânsito em Mato Grosso do Sul, promovidos pelo Conselho Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Cetran/MS), órgão colegiado da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), reúne representantes do sistema de trânsito dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul.

Voltado aos operadores de trânsito de Mato Grosso do Sul, o evento visa atualizar os participantes sobre as alterações do Código de Trânsito Brasileiro - Lei 9.503/97 e do Manual Brasileiro de Fiscalização de Trânsito, para que atuem de forma correta e transparente.

“A determinação do governador Eduardo Riedel é que sejamos municipalistas e invistamos nos municípios e nesse sentido o Detran tem procurado as prefeituras para que a gente atue de forma conjunta e integrada e com isso tenhamos uma redução de acidentes, especialmente nos pontos mais críticos dessas cidades”, finaliza o diretor-presidente do Detran/MS, Rudel Trindade Júnior.

ATENÇÃO IMPRENSA
Confira aqui o pool de imagens do evento e das autoridades presentes 

Luciana Brazil, Comunicação Sejusp
Foto: Álvaro Rezende


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp