15/03/2023 às 13h24min - Atualizada em 15/03/2023 às 13h24min

Páscoa deve movimentar R$ 256 milhões no comércio de MS

Pesquisa da Fecomércio diz que o consumidor não irá abrir mão do ovo de chocolate e está disposto a pagar à vista pelo produto; recheio e tamanho são decisivos

Liniker Ribeiro
Recheio e tamanho dos ovos são decisivos para o consumidor (Foto: Edmar Melo)

Os ovos de chocolate estão garantidos na mesa do sul-mato-grossense, nesta Páscoa. Pelo menos é o que indica pesquisa da Fecomércio e do Sebrae, divulgada nesta quarta-feira (15), que ouviu 1.983 pessoas, 56,53% delas dispostas a comprar o produto, este ano. Com isso, comerciantes esperam que a data movimente mais de R$ 256 milhõe
E, para a comemoração, boa parte das pessoas ouvidas pretende presentear filhos (40,45%), afilhados/sobrinhos (14,69%), o cônjuge (14,12%), a si mesmos (12,03%), os pais (5,99%), amigos (1,47), e outros (11,24%).  

Mais da metade dos entrevistados (59,48%) afirmam que vão comprar os ovos tradicionais, aqueles vendidos no comércio em geral. Mas, tem quem irá optar por ovos caseiros (20,41%), caixas de bombom (13,94%) e cestas de chocolate (2,74%). 

E sabe o que o consumidor leva em consideração na hora de escolher qual ovo comprar? Recheio (44%), tamanho (28%), brinquedo ou brindes (24%).  

O valor médio das compras será de R$144,29 para presentes e de R $151,99 para as despesas com as comemorações.

“O consumidor está disposto a ir presencialmente às lojas, conforme resposta de 76,56% deles, sendo um momento para estreitar relacionamento com a clientela, mostrar variedade de produtos e, até mesmo, organizar kits que facilitem o domingo de Páscoa das famílias”, sugere a economista do IPF-MS (Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento da Fecomércio MS), Regiane Dedé de Oliveira. 

E onde será a festa?  

Conforme a pesquisa, o sul-mato-grossense deve se reunir com a família para comemorar a data. Oportunidade ideal para o comerciante se preparar para atender e conquistar os clientes. 

“O empresário tem de ficar atento, pois a pesquisa mostra que o cliente irá fazer pesquisa de preço (75,67%) e querem pagar à vista com desconto em dinheiro ou no débito (66,64%), representando uma ótima oportunidade para gerar fluxo de caixa”, orientou Edison Araújo, presidente do Sistema Fecomércio MS.  


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