24/03/2023 às 12h58min - Atualizada em 24/03/2023 às 16h00min

Alunos do Instituto Etiene Medeiros participam da primeira competição da temporada 2023, no Recife (PE)

São sete jovens que integram o Projeto Natação com Rendimento do IEM e estarão no I Torneio Pernambucano, nesta sexta-feira (24) e no sábado (25), na piscina do Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem

SALA DA NOTÍCIA Gustavo Coelho
Os alunos do Projeto Natação com Rendimento do Instituto Etiene Medeiros (IEM) disputam a primeira competição da temporada 2023, nesta sexta-feira (24) e no sábado (25), em Recife (PE). Eles entram na piscina do Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, para o I Torneio Pernambucano. Oportunidade de conquistar bons resultados, além de integrar ainda mais a equipe. Estarão competindo sete atletas do IEM, fundado pela nadadora pernambucana Etiene Medeiros.

“Os atletas estão treinando desde o ano passado conosco e o objetivo inicial da temporada é que eles se aproximem dos melhores tempos de 2022. A partir daí, é buscar avançar nos resultados ao longo de 2023. Trabalhamos bastante os fundamentos, que são as saídas, as viradas, as chegadas. E pedi que estejam concentrados, que acertem esses fundamentos, conforme fizemos nos treinos, e os tempos serão consequência”, explica o coordenador técnico Antônio Coutinho.

O Natação com Rendimento é um dos projetos desenvolvidos pelo IEM desde o ano passado, contando no total com 10 jovens. O Instituto realiza também o Braçadas que Transformam, que agora em 2023 está reunindo 160 crianças e adolescentes.

São crianças e jovens em situação de vulnerabilidade, do Recife e Região Metropolitana, que fazem parte da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco. Eles têm acesso às atividades oferecidas pelo Instituto, com ações sempre de terça-feira a sexta-feira. 

Parceria com a Hortifrios - Na próxima quarta-feira (29), será lançada a parceria entre o IEM e a empresa pernambucana Hortifrios. A ação reunirá as famílias de alunos do Instituto, que estarão conhecendo os detalhes dessa iniciativa, no Centro Esportivo Santos Dumont, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Em um primeiro passo, a Hortifrios levará seus produtos - diferentes frutas e legumes - até essas pessoas, acompanhados de dicas de uma alimentação mais saudável no dia a dia. O objetivo é ir trabalhando em várias frentes, desenvolvendo esse projeto, levando comida mais nutritiva para quem precisa.

“Estou bastante entusiasmado e com muito orgulho dessa parceria que criamos com o Instituto Etiene Medeiros. Acho que será um grande projeto. Poder estar levando mais alimentos, mais produtos para a comunidade, para atender, ensinar e educar as pessoas a se alimentarem de forma mais saudável”, afirma Gabriel Santos, sócio-diretor da Hortifrios.

A Hortifrios formou uma rede de fomento e apoio a pequenos, médios e grandes produtores de vários estados do Brasil. Fica responsável pela negociação comercial, treinamento, certificação, equipe diferenciada no ponto de venda, assim como toda logística especializada que o produtor precisa. Dessa forma, auxilia para que os mesmos consigam fazer a venda direta para as grandes varejistas. Essa forma de empreender virou uma ferramenta social de geração de renda, para que o produto chegue direto do produtor para a mesa do cliente.

Etiene Medeiros - Primeira brasileira a conquistar uma medalha de ouro em um Mundial de Natação, Etiene está entre as melhores do mundo nos 50 metros costas há seis anos. Antes do título em 2017, em Budapeste (HUN), foi quarta colocada no Mundial em Barcelona 2013 e bronze em Kazan 2015. Ela também é bicampeã do mundo em piscina curta (Doha/2014, quando bateu o recorde mundial, e Windsor/2016), além da vitória no revezamento medley misto em 2014. Em 2019, acrescentou mais uma medalha em Mundiais, a prata nos 50 m costas. Única brasileira bicampeã pan-americana de natação - ganhou ouro nos 100 m costas em Toronto, em 2015, e nos 50 m livre em Lima, em 2019 -, Etiene soma nove medalhas no Pan, sendo quatro no Canadá e cinco no Peru.

Sobre o IEM - O IEM contribui para a formação de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade com aulas de natação, desenvolvimento de habilidades, cidadania, cultura e diversidade, além de acompanhamento psicossocial do grupo e encontros com nutricionista para orientações alimentares. Todas as atividades são realizadas no parque aquático do Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem, de terça a sexta-feira. Os alunos fazem parte da rede pública de ensino do Estado de Pernambuco e irão precisar participar de até 75% das atividades mensais do IEM. A não participação acarretará o desligamento e a abertura de nova vaga. 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp