14/04/2023 às 10h15min - Atualizada em 14/04/2023 às 12h00min

O lugar do conteúdo esportivo na Creator Economy

Paixão pelo futebol reúne influencers, youtubers e jornalistas esportivos em evento voltado a discutir a criação de conteúdo profissional online

SALA DA NOTÍCIA Redação
Guido Nunes, gerente de conteúdo da Stages, e o comentarista futebolístico Paulo Vinícius Coelho (PVC) debatem sobre a produção de conteúdo esportivo em evento

São Paulo, 13 de abril de 2023 - Esportes como o futebol transcendem culturas e fronteiras. A habilidade dos jogadores, a paixão dos torcedores e a emoção das competições tornam o futebol um tema de interesse mundial. Além do campo, o futebol tem um impacto significativo na economia, movimentando cerca de US$ 286 bilhões por ano, conforme declaração do presidente da Federação Internacional do Futebol (Fifa), Gianni Infantino, em reunião da Organização Mundial do Comércio (OMC), no final de 2022. Isso se reflete na chamada Economia dos Criadores ou "Creator Economy", na qual pessoas se dedicam à produção de conteúdo profissional sobre o tema. Com a influência das mídias sociais e a proliferação de serviços de streaming, atletas, técnicos, jornalistas esportivos, e amantes do esporte em geral têm oportunidades de produzir conteúdo e ganhar dinheiro online. Pensando nessa perspectiva, a Stages, serviço para criadores de conteúdo lançarem sua própria loja de vídeos, reuniu em São Paulo na última terça (11), jornalistas e criadores de conteúdo para uma conversa aberta sobre a produção de conteúdo esportivo em um mundo multimídia.

Mediada pelo jornalista Guido Nunes, gerente de conteúdo da Stages, a conversa contou com a participação do comentarista esportivo, Paulo Vinícius Coelho (PVC), e de mais de 70 criadores de conteúdo e influenciadores, e teve como ponto de partida a experiência dos dois profissionais com a produção de conteúdo para veículos de comunicação tradicionais e a busca por novos caminhos de se conectarem com suas audiências e de aproveitarem as tecnologias disponíveis para isso. Das máquinas de escrever e redações de jornal impresso a ter seu próprio canal de vídeos, o Canal do PVC (canaldopvc.com), o comentarista relata a trajetória de meios analógicos até sua atuação atual em multiplataformas. “Reitero que não sou multimídia, sou multiplataforma. Conto histórias em várias plataformas, mas produzir eu mesmo um vídeo com qualidade é mais difícil”, relata o comentarista.

Pensando em como o mundo digital está mudando a forma como as informações são compartilhadas e o conteúdo é produzido, a conversa caminhou para um embate ao vivo entre a ferramenta de inteligência artificial (IA) mais famosa do momento, o ChatGPT, e toda a experiência acumulada do comentarista (ChatPVC), para verificar quem sabia mais sobre escalações de equipes de campeonatos passados. A memória do jornalista venceu a IA mostrando o limite da ferramenta em lidar com informações complexas do vai e vem das equipes em um campeonato, e demarcando o papel do criador na composição de seu conteúdo.

Um diferencial importante destacado durante a conversa sobre a criação de conteúdo online proprietário é a possibilidade de diversificar os temas trabalhados, a flexibilidade da rotina de produção (quando não atrelada a algoritmos) e a liberdade para falar dos temas da forma desejada, podendo ajustar o discurso para atender a diferentes nichos, intensificando a troca entre criador, conteúdo e audiência. Outro grande diferencial é a possibilidade de precificar o conteúdo, definindo um valor justo pelo trabalho efetuado. “Simples e sem programação, ferramentas como a Stages possibilitam que criadores de conteúdo ganhem dinheiro com suas produções e experimentem a liberdade de se conectarem diretamente com suas audiências”, explica Nunes. 

A live do evento está disponível em creatorsevents.com, e para acompanhar as novidades da Stages, basta ficar de olho no site getstages.io ou nas redes @getstages.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp