20/04/2023 às 19h06min - Atualizada em 20/04/2023 às 19h06min

​Pacientes em Hemodiálise contam com apoio da Prefeitura para transporte até hospital

​Pacientes em Hemodiálise contam com apoio da Prefeitura para transporte até hospital

GI
​Pacientes em Hemodiálise contam com apoio da Prefeitura para transporte até hospital
Um tratamento renal pode ser díficil, porém, com o apoio da gestão municipal de Dois Irmãos do Buriti, os dois pacientes reanis crônicos do município que precisam passar por hemodiálise, tem a tranquilidade e qualidade de atendimento para o sucesso do tratamento.

É o que acontece com o Jacinto Pereira e o José Silvino. Junto com seus acompanhantes, 3 vezes por semana, são encaminhados pela Saúde do município até o setor de Hemodiálise do Hospital Regional de Aquidauana, que é referência na região, para o tratamento. Através da logística criada pelo diretor do Hospital Municipal Cristo Rei, Gonçalo Flausino, que também é responsável pelo transporte até Aquidauana, nossos pacientes não tem nenhum gasto para sair de Dois Irmãos do Buriti para fazer a diálise.

Com o compromisso fixo, um motorista com o carro da prefeitura busca os pacientes e seus acompanhantes, os leva até Aquidauana e fica aguardando por cerca de 3 horas até finalizar o procedimento. No setor de Hemodiálise, eles são recebidos pela equipe de enfermagem e pela médica nefrologista Carmen Méqui, que faz questão de acompanhar cada paciente nas sessões. Apesar de ser uma rotina cansativa, nossos pacientes se sentem bastante acolhidos e confortáveis no setor, tornando o tratamento menos doloroso.

Importante reforçar que o Hospital Regional de Aquidauana oferece ao pacientes renais crônicos máquinas de diálise de última geração, que dentre outras vantagens, oferta uma qualidade melhor de diálise, impactando na qualidade de atendimento para nossos pacientes renais. Elas fornecem uma avaliação da eficácia da diálise durante todo o procedimento, além de poltronas modernas e confortáveis, que faz a qualidade da assistência prestada e o resultado do tratamento melhorar consideravelmente. Outro ponto importante destacar é o Sistema de Tratamento e Distribuição de Água Tratada para Hemodiálise. Todo encanamento, hidráulica e equipamento que filtra foi trocado, já que a manutenção da qualidade da água usada nos tratamentos é primordial para a segurança do paciente. O maior insumo consumido no processo de Hemodiálise é a água.

Como é feita a hemodiálise - Realizada por uma máquina que exerce o papel de filtrar o sangue, eliminando os resíduos prejudiciais à saúde, tais como o excesso de sal e de líquidos, uma vez que os rins doentes estão incapazes de realizar. Ou seja, o procedimento funciona como um “rim artificial”. Essa técnica substitutiva também é capaz de controlar a pressão arterial e manter o equilíbrio de substâncias como sódio, potássio, ureia e creatinina no organismo, imprescindível para pacientes com doenças renais.

O sangue é retirado por uma agulha especial do corpo através de uma via de acesso vascular (fístula arteriovenosa ou cateter venoso), geralmente inserido nos braços por um cateter(tubo) e bombeado por uma máquina de hemodiálise para um dialisador. Esse equipamento é responsável por filtrar as impurezas encontradas no sangue e devolvê-lo purificado ao corpo do paciente. A diálise também pode ser feita por meio de um cateter, inserido em alguma veia do pescoço, tórax ou virilha com anestesia local.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp