26/04/2023 às 11h58min - Atualizada em 26/04/2023 às 11h58min

PF mira suspeitos de esquema de tráfico internacional de cocaína em MS

Mandados de prisão e busca e apreensão são cumpridos, na manhã desta quarta, por meio de uma das 3 operações que agentes de MS prestam apoio

Liniker Ribeiro e Ana Lívia Tavares
Movimentação da Polícia Federal na rua Santana, no Jardim TV Morena, em Campo Grande (Foto: Ana Lívia Tavares)

Policiais federais de Mato Grosso do Sul prestam apoio a três diferentes ações deflagradas pelo país, nesta quarta-feira (26), e cumprem mandados de prisão e busca e apreensão, no estado. Em Campo Grande, ao menos um endereço foi alvo de agentes, na rua Santana, no Jardim TV Morena.  
No local, documentos, caixas e uma mochila foram apreendidos. Segundo apurado, mandado de prisão foi cumprido contra um morador, no mesmo endereço.  

O preso seria suspeito de participar de esquema internacional de tráfico de drogas, responsável por transportar e comercializar, no Brasil, cocaína produzida na Bolívia, no Peru e na Colômbia.  

Só nesta ação, chamada de “Rota Caipira”, 195 ordens judiciais foram expedidas pela 1ª Vara Federal de Araguaína, no Tocantins, sendo 28 mandados de prisão preventiva e 95 de busca e apreensão. Os mandados são cumpridos em pelo menos 13 estados brasileiros.  

Segundo o g1, a Justiça também determinou a apreensão de 16 aeronaves, sequestro de três propriedades rurais e bloqueio de valores que podem totalizar R$ 300 milhões.  

Além de MS, os mandados são cumpridos nos estados de Minas Gerais, Pará, Mato grosso, Piauí, Rondônia, Roraima, São Paulo, Amazonas, Tocantins, Maranhão, Ceará, Goiás. 

A operação 

As investigações começaram em novembro de 2020, após a apreensão de 815 kg de cocaína em Tucumã (PA). Troca informações entre a Polícia Federal e a Polícia Militar do Pará permitiram que os alvos fossem identificados.  

No período das investigações, a polícia apurou que a organização criminosa adquiria cocaína fora do país e realizava o transporte através de complexa estrutura aérea até pontos estratégicos localizados nos estados do Pará, Tocantins e Maranhão.  

A princípio, o destino final dos carregamentos seriam capitais nordestinas, como São Luís (MA), Teresina (PI) e Fortaleza (CE). Além disso, não está descartado que a droga também estaria sendo enviada para países da Europa.  

A operação deflagrada na manhã desta quarta-feira conta com apoio da ANAC (Agência Nacional de Petróleo (ANP) e da Agência Nacional de Aviação Civil) e das polícias militares do Tocantins, Maranhão e Piauí. 

Os investigados vão responder pelos crimes de associação, financiamento e tráfico internacional de drogas, organização criminosa internacional, lavagem de dinheiro praticada por organização criminosa, dentre outros crimes. 

Outras operações 

Conforme a PF, agentes de MS também prestam apoio a pelo menos outras duas ações, deflagradas no Espírito Santo e São Paulo.  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp