17/05/2023 às 09h36min - Atualizada em 17/05/2023 às 16h00min

Senac EAD lança pós-graduação em Gestão do Esporte com foco em negócios e gestão empresarial

Especialização é oferecida exclusivamente no ambiente on-line, preparando profissionais de diferentes formações para atuar no segmento esportivo

SALA DA NOTÍCIA Aline de Oliveira Silva
Senac EAD
Unsplash
O ano de 2022 registrou altas cifras para a indústria esportiva global. Seja em investimentos de equipamentos, patrocínio de modalidades tecnológicas, como e-sports e parcerias de emissoras para transmissões de eventos nacionais e internacionais, o mercado se consolidou a ponto de demandar um novo perfil profissional, o especialista em gestão de esportes.

É importante destacar que o cenário de desenvolvimento não é recente, mas, foi se aperfeiçoando, principalmente com as plataformas digitais e a melhoria do acesso à internet. Desse modo, são necessários gestores capacitados para atuarem na criação de projetos e políticas esportivas, identificação de possibilidades de negócios e gestão de entidades e áreas esportivas, entre elas: finanças, recursos humanos, marketing, operações e eventos.

Com essa perspectiva, o Senac EAD lança a pós-graduação em Gestão de Esportes, de modo a contribuir com a performance de diferentes profissões, entre elas: Educação Física e Esporte, Administração de Empresas, Propaganda e Publicidade, Marketing, Comunicação Social (Jornalismo), Psicologia, Fisioterapia, entre outras.

Uma das educadoras que atuou no desenvolvimento do curso, Andrea Somolanji Vanzelli Gennari, esclarece que o objetivo do curso é preparar os alunos para obterem resultados econômicos, financeiros, sociais e esportivos, a partir de uma metodologia de ensino que equilibra teoria e prática dos conhecimentos citados.

“As disciplinas ministradas preparam os estudantes a utilizar instrumentos de aplicação de políticas de integração social. Entre as mais efetivas estão as atividades sociais, lúdicas e esportivas, capazes de identificar oportunidades nas quais possam ser um meio de comunicação entre as organizações e seus respectivos públicos”, esclarece.

Tendências de consumo e negócios
Um fato relevante que pode ser confirmado por pesquisas oficiais é de que a crise sanitária do novo coronavírus acelerou o crescimento do mercado de esportes. Com mais tempo em casa, as pessoas buscaram programas de atividades físicas, roupas e acessórios adequados, e ainda, acompanhar com mais frequência os campeonatos de diferentes modalidades.

“Nos bastidores de todas essas situações existem profissionais atuando para oferecerem a melhor experiência ao cliente. Desde os desenvolvedores de produtos, passando pelos fabricantes até as propagandas midiáticas. Uma pesquisa divulgada pelo Google Sports Study denominada “Os Brasileiros e o esporte” em 2021, reforçou essa afirmação.

Por meio de dados e insights, a Big Tech elencou 4 macro tendências sobre o interesse dos consumidores sobre o esporte. Os resultados apresentaram mudanças significativas em relação aos anos anteriores, com destaques para as seguintes prioridades: saúde e bem-estar físico (1º lugar), saúde e bem-estar mental e emocional (2º lugar), diversão ou hobby (3º lugar), estética (4º lugar), sociabilização (5º lugar) e competição profissional (6º lugar).

Em razão da mudança de comportamento dos consumidores e das empresas, é fundamental repensar os modelos de negócios no segmento de esporte. Sendo assim, Elke Lima Trigo, que também é professora no Senac EAD, avalia que o aluno terá melhor compreensão sobre a importância de abordagens importantes, como: inclusão e participação social, inovação, tecnologia, governança, estratégia, comunicação e mídia.

“Os fatores citados estão inseridos no universo da administração de organizações e entidades esportivas, de modo a suprir a carência de especialistas que tenham competência para lidar com esses saberes no âmbito do esporte nacional”, esclarece.

Enquanto isso, a professora Andrea reforça alguns diferenciais da pós do Senac EAD, visto que oferece disciplinas integradas a outras especializações no segmento de gestão: Gestão Empresarial (Planejamento e Gestão de Projetos) e a disciplina integrada à pós-graduação de Empreendedorismo, Criatividade e Inovação (Competências e Gestão de Pessoas).

“Desse modo, egressos do Senac EAD que já tenham concluído os cursos elencados e tenham sido aprovados, podem optar pelo aproveitamento da disciplina e não precisão cursá-las novamente”, esclarece.

Como foi possível observar, o especialista em Gestão do Esporte do Senac EAD estará preparado para atuar com uma visão crítica, global, estratégica, empreendedora e ética, exercendo funções que vão de clubes e associações esportivas, até Organizações Não Governamentais (ONGs).

Por último, a professora Elke compartilha algumas áreas de atuação para profissionais que optarem por cursar a especialização em Gestão do Esporte, confira:

- Gerenciamento de organizações esportivas com foco em serviços como: clubes, arenas esportivas, federações e organizações de eventos;
- Comercialização de produtos esportivos, como: tecnologia, vestuário e ingressos, por exemplo. Além disso, o empresário pode optar pela gestão e integração de pessoas e equipes, considerando a multidisciplinaridade do esporte, dentro das instituições esportivas.
- Administração e consultoria na carreira de atletas de alto rendimento, análise das ações financeiras e logística permanente de eventos.
- Atuação em empresas de Turismo, Hospedagem e Pousadas;
- Instituições de Ensino, mediante formação específica em Educação
- Cargos em secretarias municipais, estaduais ou federais.

Portanto, se você ficou interessado no curso, acesse o portal do Senac EAD e confira o edital. As inscrições estão abertas e será possível verificar todos os detalhes da especialização e os descontos ofertados no link.

Sobre o Senac EAD 
Com mais de 75 anos de atuação em educação profissional, o Senac foi pioneiro no ensino a distância no Brasil. A primeira experiência nessa modalidade se deu em 1947 com a Universidade do Ar, em parceria com o Sesc, que ministrava cursos por meio do rádio. 

A partir de 2013, com o lançamento do portal Senac EAD, a instituição ampliou a sua atuação em todo o país. Hoje, oferece um amplo portfólio de cursos livres, técnicos, de graduação, pós-graduação e extensão a distância, atendendo todo o Brasil e apoiados por mais de 370 polos presenciais para avaliações. 

Acesse aqui a programação completa de cursos do Senac EAD. Há também um portfólio diversificado de cursos presenciais que pode ser conferido no portal da instituição.   









 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp