17/05/2023 às 18h42min - Atualizada em 19/05/2023 às 06h00min

Krav Maga não é bagunça! Conheça as regras para praticar a defesa pessoal israelense

O Krav Maga, que tem se tornado cada vez mais popular em novelas, como “Terra e Paixão”, no cinema e também no dia a dia das pessoas, não é uma prática esportiva. Assim, para se defender de uma agressão, não há nenhuma regra; mas para praticar é preciso obedecer às normas com disciplina e respeito

SALA DA NOTÍCIA Roberta
www.kravmaga.com.br 
Odilon, personagem interpretado pelo ator, Jonathan Azevedo, na novela “Terra e Paixão”, de Walcyr Carrasco é um mestre de Krav Maga, e afirma a todo momento para seus alunos: “Krav Maga não é bagunça, é coisa séria!”.

E ele tem razão. A arte de defesa pessoal israelense que vem ganhando popularidade na TV, no cinema e na vida das pessoas pode não ser uma prática esportiva, daquelas em que as regras ditam as pontuações em uma competição. Mas isso não quer dizer que para praticar o Krav Maga não existam regras.

O israelense, Grão Mestre Kobi Lichtenstein, a maior autoridade do Krav Maga nas américas e presidente da Federação Sul Americana de Krav Maga, a maior organização de Krav Maga no mundo, explica que a modalidade exige regras que garantam respeito e segurança nos treinos. São regras didáticas para assegurar um plano construtivo de aprendizado das técnicas de defesa.

“Além de foco, atenção aos detalhes da técnica e muita repetição de cada movimento, o praticante também precisa estar atento à sua postura, à limpeza de seu uniforme, ao respeito ao seu instrutor e os colegas de treino. Tudo isso tem um sentido. Quando essas práticas se combinam com o respeito pela filosofia do Krav Maga como um caminho de vida, você começa a formar um cidadão melhor para se tornar um agente ativo no combate à violência”, conta Grão Mestre Kobi.

Portanto, muito diferente do que se diz por aí, que o praticante de Krav Maga é um bagunceiro violento, aquele que treina a modalidade com profissionais responsáveis e habilitados para isso se torna uma pessoa mais responsável, preparada para lidar com o medo e mais controlada em situações de estresse, mais solidária para ajudar a quem está em perigo ou sob ameaça, mais atento para não se colocar em risco, mais focado e disciplinado para além do tatame e pronto para o caso de ter que se defender caso sua vida esteja sob ameaça. “Sem regras e sem o treinamento adequado com profissionais preparados para essa função, não se atinge esses objetivos”, alerta Grão Mestre Kobi.

O que é Krav Maga
Criando em Israel, na década de 40, por Imi Lichtenfeld, a modalidade foi desenvolvida para que qualquer pessoa, independentemente de seu sexo, idade ou força física, esteja pronta para se defender de qualquer tipo de agressão, vinda de uma ou mais pessoas, armadas ou não.

Não se trata de uma modalidade esportiva, com competições e sim de uma técnica de defesa pessoal, ou seja, o que está em jogo é a vida. É uma técnica simples, rápida e objetiva, que se baseia nos movimentos naturais do corpo humano, e visa atingir o agressor em pontos sensíveis, como nariz, olhos, garganta e genitais, por exemplo, inutilizando qualquer tipo de ameaça.

Para saber mais, acesse: www.kravmaga.com.br
 
Sobre o Krav Maga Mestre Kobi – a maior organização de Krav Maga no mundo, a Federação Sul Americana de Krav Maga é referência mundial em qualidade e a precursora do Krav Maga na América Latina. Conta com representação no Brasil, México, Argentina, Portugal, Estados Unidos e Canadá, onde trabalha pela preservação da filosofia, didática e técnica do Krav Maga, tal como foi criado e ainda é aplicado em Israel. É presidida pelo israelense, Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-vermelha – 8º Dan), aluno direto do criador do Krav Maga, Imi Lichtenfeld e seu primeiro aluno a sair de Israel para difundir a modalidade. 

Vivendo no Brasil desde 1990, Grão Mestre Kobi, que também é ex-combatente nas Forças de Defesa de Israel, com MBA em Segurança Nacional e Terrorismo pela Israeli College fo Security and Investigation em Hod Hasharon em Israel e Newport University, nos Estados Unidos, forma e atualiza pessoalmente seus instrutores, garantindo a qualidade e a ética do Krav Maga praticado na Federação Sul Americana de Krav Maga.  
 
 
Para saber mais, acesse: www.kravmaga.com.br 
Facebook: @mestrekobikravmaga 
Instagram: @kravmaga_mestrekobi 
Twitter: @KravMagaKobi 
Youtube: Krav Maga Mestre Kobi
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp