22/05/2023 às 11h17min - Atualizada em 22/05/2023 às 20h00min

Krav Maga: sabia que objetos comuns do dia a dia podem te salvar na hora da agressão?

A filosofia do Krav Maga se baseia em neutralizar a ameaça ou agressão e voltar para casa em segurança e isso pode incluir o uso dos objetos que estão ao seu redor

SALA DA NOTÍCIA Roberta
www.kravmaga.com.br 
A novela “Terra e Paixão”, de Walcyr Carrasco, traz a temática do Krav Maga no núcleo da academia de Mestre Odilon (Jonathan Azevedo). Porém, quem assiste a novela vai perceber que em diversas outras cenas é possível entender as motivações da violência e como se livrar dela.

Na última semana, Anely, a personagem de Tatá Werneck foi assediada por seu cunhado e, para se livrar daquela situação, pegou um prato de louça e quebrou, distraindo o atacante e chamando a atenção de outros personagens, que interromperam aquela situação.

O Krav Maga, a técnica de defesa pessoal israelense, tem tudo a ver com esse contexto. A filosofia do Krav Maga se baseia em neutralizar a ameaça ou agressão e voltar para casa em segurança e isso pode incluir o uso dos objetos que estão ao seu redor, como o prato da Anely, por exemplo.

“Quando você entende como técnicas do Krav Maga, criadas na década de 40, por Imi Lichtenfeld, funcionam para a sua defesa, qualquer objetos à mão, seja uma cadeia, um molho de chaves, uma mochila, talheres etc, podem te ajudar a distrair o agressor ou mesmo a parar a agressão, te possibilitando sair da situação de risco em segurança”, explica o israelense, Grão Mestre Kobi Lichtenstein, a maior autoridade do Krav Maga nas américas e presidente da Federação Sul Americana de Krav Maga, a maior organização de Krav Maga no mundo.

O Krav Maga foi desenvolvido para que qualquer pessoa, independentemente de seu sexo, idade ou força física, esteja pronta para se defender de qualquer tipo de agressão, vinda de uma ou mais pessoas, armadas ou não. Apesar de existirem regras para se treinar o Krav Maga, na hora da ameaça ou do ataque, a regra é única: fazer que estiver ao seu alcance para sair vivo.

Grão Mestre Kobi explica que, para que isso funcione sem colocar a vida do praticante em risco, é necessário treinar com profissionais devidamente habilitados. A partir do treino adequado, com a didática certa, o praticante vai além de aprender as técnicas simples, rápidas e objetivas, que se baseiam nos movimentos naturais do corpo humano e visam atingir o agressor em pontos sensíveis, como nariz, olhos, garganta e genitais, por exemplo, inutilizando qualquer tipo de ameaça.

“O aluno passa a compreender a filosofia do Krav Maga e se prepara também mentalmente para controlar suas emoções no momento do estresse e, em uma fração de segundo, ele consegue olhar o que tem ao seu redor e decidir como atuar, usando os objetos comuns ou não, para interromper a ameaça ou agressão”, afirma Grão Mestre Kobi. Ele completa: “tudo isso pode parecer complicado, mas com o treinamento certo, o aluno de Krav Maga consegue, em pouco tempo, perceber as mudanças em sua percepção, evoluindo a cada aula”. 

Para saber mais, acesse: www.kravmaga.com.br
 

Sobre o Krav Maga Mestre Kobi – a maior organização de Krav Maga no mundo, a Federação Sul Americana de Krav Maga é referência mundial em qualidade e a precursora do Krav Maga na América Latina. Conta com representação no Brasil, México, Argentina, Portugal, Estados Unidos e Canadá, onde trabalha pela preservação da filosofia, didática e técnica do Krav Maga, tal como foi criado e ainda é aplicado em Israel. É presidida pelo israelense, Grão Mestre Kobi Lichtenstein (faixa-vermelha – 8º Dan), aluno direto do criador do Krav Maga, Imi Lichtenfeld e seu primeiro aluno a sair de Israel para difundir a modalidade. 

Vivendo no Brasil desde 1990, Grão Mestre Kobi, que também é ex-combatente nas Forças de Defesa de Israel, com MBA em Segurança Nacional e Terrorismo pela Israeli College fo Security and Investigation em Hod Hasharon em Israel e Newport University, nos Estados Unidos, forma e atualiza pessoalmente seus instrutores, garantindo a qualidade e a ética do Krav Maga praticado na Federação Sul Americana de Krav Maga.  
 
 
Para saber mais, acesse: www.kravmaga.com.br 
Facebook: @mestrekobikravmaga 
Instagram: @kravmaga_mestrekobi 
Twitter: @KravMagaKobi 
Youtube: Krav Maga Mestre Kobi
  
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp