26/09/2019 às 19h08min - Atualizada em 26/09/2019 às 23h04min

Evento nacional discute gestão das águas e mudanças climáticas

XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos terá especialistas do Brasil e exterior e a apresentação de mais de 1.400 trabalhos técnicos em Foz do Iguaçu

DINO
https://eventos.abrh.org.br/xxiiisbrh
Cataratas do Iguaçu - Foz do Iguaçu


Os maiores desafios para a preservação e a gestão das águas no Brasil e no mundo estarão em debate no XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, que será promovido de 24 a 28 de novembro, no Paraná, pela Associação Brasileira de Recursos Hídricos (ABRHidro). Foz do Iguaçu, cidade que ostenta uma das maiores cataratas do mundo e onde funciona a Itaipu Binacional - segunda maior hidrelétrica mundial em produção de energia limpa e renovável -, vai sediar o encontro. Será o maior fórum do setor, com presença estimada de 2 mil participantes, entre cientistas, profissionais, estudantes e gestores.

"Mudanças climáticas, segurança de barragens, crises hídricas em regiões metropolitanas, revitalização de bacias e os novos desafios na gestão de recursos hídricos serão alguns dos temas em discussão no Simpósio, que traz uma programação diversificada", informa o presidente da ABRHidro, professor Adilson Pinheiro. E mais: nos cinco dias do evento haverá cursos de breve duração, conferências com especialistas nacionais e internacionais, mesas redondas, palestras, summits, sessões de apresentação de trabalhos científicos, visitas técnicas e exposições de produtos e serviços - a ExpoHidro.

O Simpósio acontece no momento em que novos estudos científicos comprovam que a ação humana responde por boa parte das mudanças climáticas da atualidade, aumentando a frequência e a intensidade de eventos extremos, como secas e cheias. Vivemos o período mais quente dos últimos 2 mil anos e a necessidade de traçar estratégias a fim de evitar o colapso dos recursos naturais do Planeta é tema recorrente em governos e nas instituições de ensino e pesquisa de vários países.

Conferências
As crises hídricas estarão no eixo dos debates. Comuns no Nordeste do País, têm alcançado regiões inéditas. Entre 2014 e 2015, o Sudeste, por exemplo, sofreu sua pior crise, que exigiu novas ações e investimentos dos órgãos responsáveis pelo abastecimento. Em 2018, as poucas chuvas de abril a agosto reprisaram o evento, desta vez com menor intensidade. No Simpósio será apresentada a experiência da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) no enfrentamento dos períodos de seca. A Sabesp é considerada a quarta maior empresa de saneamento do mundo, abastecendo 28,1 milhões de pessoas com água e atendendo 21,7 milhões de pessoas com coleta de esgoto. Seu presidente, Benedito Pinto Ferreira Braga Junior, fará no Simpósio uma conferência sobre Segurança Hídrica no Brasil e no Mundo.

No outro extremo, estão as cheias. O intenso desenvolvimento urbano brasileiro tem comprometido a infraestrutura de recursos hídricos, em especial a drenagem das cidades, o que provoca maior frequência e intensidade das inundações, contaminando águas potáveis e causando doenças. Equilibrar o desenvolvimento com as condições ambientais será tema de outro conferencista, Carlos Eduardo M. Tucci, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, que irá falar das Inovações e Perspectivas em Manejo de Áreas Urbanas.

Já os Sistemas de Drenagem Urbana Sustentável (SuDS) serão abordados no evento pela conferencista Susanne Charlesworth, da Universidade de Coventry, Inglaterra. E o professor Günter Blöschl, da Vienna University of Technology, Áustria, fará a conferência sobre os avanços no setor, enquanto que a gestão das águas será abordada pelo conferencista Oscar Cordeiro, diretor da Agência Nacional das Águas, sob o tema Desafios da Governança de Recursos Hídricos. As inscrições e a programação completa do evento estão disponíveis pelo site https://eventos.abrh.org.br/xxiiisbrh

SERVIÇO
Evento: XXIII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos
Local: Foz do Iguaçu, Paraná.
Data: 24 a 28 de novembro de 2019
Informações: https://eventos.abrh.org.br/xxiiisbrh



Website: https://eventos.abrh.org.br/xxiiisbrh
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp