26/05/2023 às 13h53min - Atualizada em 27/05/2023 às 04h00min

Afogamento é uma das principais causas de morte de crianças no Brasil

Recordista mundial de natação, Teo Laborne, quer contribuir para diminuição dessa tragédia por meio da alfabetização aquática

SALA DA NOTÍCIA Isadora Schmitt Caccia
Cerca de seis mil pessoas morrem afogadas todos os anos no Brasil. As mortes ocorrem em piscinas, rios, represas e praias, sendo crianças e jovens do sexo masculino as principais vítimas.

De acordo com estudo divulgado pela Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), os afogamentos são a principal causa dos óbitos entre crianças de um a quatro anos de idade. David Szpilman, secretário-geral da Sobrasa, destaca a importância do cuidado e atenção dos responsáveis quando os pequenos estiverem na água. “Afogamento não é acidente, não acontece por acaso, tem prevenção, e esta é a melhor forma de tratamento”, enfatiza Szpilman.


Instituto Teófilo Laborne e a alfabetização aquática


Preocupado com esses índices, o recordista mundial de Natação, Teo Laborne, inaugura em julho deste ano o Instituto Teófilo Laborne. Uma instituição que tem como foco crianças e jovens em vulnerabilidade social. Além de promover esporte e cultura, a entidade vai criar medidas e campanhas para diminuir os números de afogamentos nessa faixa etária.

“Quando descobri a gravidade do problema, eu entendi que deveria fazer alguma coisa para ajudar a reduzir esses dados preocupantes. Não só pela minha experiência como atleta de Natação, mas como pai e cidadão. Os nossos projetos buscam gerar uma alfabetização aquática. Uma forma de tratarmos o esporte não só como um gerador de qualidade de vida, mas também como uma questão de sobrevivência”, declara Laborne.

O lançamento do Instituto Teófilo Laborne está programado para 4 de julho de 2023, no Clube de Internacional de Regatas, em Santos, litoral de São Paulo. O evento também comemora os 30 anos do 1º recorde mundial da natação brasileira por equipes, no Troféu José Finkel.

Na ocasião (1993), Teo, Gustavo Borges, Fernando Scherer (Xuxa) e José Carlos Souza Júnior quebraram o recorde mundial de piscina curta no revezamento 4x100. No final do mesmo ano, os quatro jovens conquistaram novamente o feito, sendo campeões mundiais em Palma de Mallorca, Espanha.
 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Envie Matéria pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp