29/05/2023 às 17h03min - Atualizada em 29/05/2023 às 20h00min

Contra ventos, tempestades e preconceito, pais apoiam filhas na prática do futebol feminino

Histórias de superação marcam primeiro dia de jogos da “WSA Copa do Mundo”, em Ribeirão Preto

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            Pouco a pouco, o preconceito com o futebol feminino vem sendo quebrado. Exemplo disso é simbolizado pelas famílias de Pietra e Maria Júlia, ambas atletas da WSA (Women´s Soccer Academy), programa de desenvolvimento esportivo, exclusivo para meninas, localizado na quadra R6 Futebol Society, em Ribeirão Preto (SP).

            Determinadas, as jovens mostram, desde cedo, que não há tempo, nem lugar, para calçar as chuteiras e sentir a emoção de pisar nos gramados. Alane Silva, mãe de Pietra, explica que o amor da filha pela modalidade tem influência familiar. “A irmã mais velha sempre jogou futebol. Mas na época, não existiam escolas apenas para mulheres. Acredito que a Pietra carrega essa inspiração, mostrando a chance que tem de jogar”, ressalta.

            Pietra se dedicava a prática de outras atividades físicas quando mais nova. Na escola, fazia balé e judô, mas foi o futebol que decidiu seguir seus sonhos. “Ela sempre demonstrou muito vigor para praticar esportes. Além da questão social, importante para a faixa etária, vejo que hoje ela tem mais força e energia no dia a dia”, acrescenta Alane. Jogadora do Brazucas na primeira edição da “WSA Copa do Mundo”, a menina é uma das primeiras a integrar o time da Women´s Soccer Academy.

            Com apenas 10 anos, Maria Júlia também demonstra que não há barreiras para as mulheres. Ao lado do avó materno, a garota se interessou logo cedo pelo futebol, assistindo com o familiar as partidas pela televisão. Pais da menina, Jéssica Tonuci e Rafael Braghetto, destacam que o ambiente formado predominantemente por homens, causou receio antes de permitirem a entrada da filha no esporte. “Nós já sabíamos que em algum momento teríamos que deixar entrá-la, pela insistência e amor à modalidade. O fato de existir uma escola de futebol feminino foi o pontapé inicial para mudarmos de ideia”, reforçam.

            Integrando a equipe das Canarinhas, e dona da camisa 3 no torneio promovido pela Women´s Soccer Academy, Maria Júlia almeja seguir com a carreira no esporte, apresentando valentia e personalidade ainda jovem. “Nossa perspectiva é de incentivá-la, independente do que vir a acontecer. Um de seus desejos é aprender inglês, caso no futuro, tenha a oportunidade de participar de um programa de bolsa esportiva fora do país”, enfatiza Rafael. Ponta direita, a menina encanta amigos e familiares pela habilidade nos pés.

WSA Copa do Mundo

            Motivada pelo torneio mundial feminino realizado pela Fifa (Federação Internacional de Futebol Associado, em tradução livre do inglês), que terá início em 20 de julho, na Austrália e na Nova Zelândia, a “WSA Copa do Mundo”, tem a participação de seis times temáticos inspirados na arte e cultura brasileiras: Brazucas, Canarinhas, Selva, Ginga, Ousadia e Blue. As equipes entraram em campo pela primeira vez no último domingo (28/05). As outras etapas acontecerão em 3 e 18 de junho, na quadra R6 Futebol Society, em Ribeirão Preto (SP).

            Mariana Balbão, CEO da WSA, agradeceu a confiança de pais e parceiros na realização do torneio. “Todo esse apoio é fundamental para continuarmos projetando sonhos nas meninas que estão aqui. Sem a força de vocês nada disso seria possível”, destaca. Foram sorteadas as seis jogadoras profissionais que amadrinharão as equipes durante a competição. Antonia Silva (Levante - ESP) ficará com Selva, Rafaelle (Arsenal) representará as Canarinhas, Adriana Silva (Orlando Pride – EUA) apoiará as Brazucas, Luana Bertolucci (Corinthians) estará com a Ousadia, Erika (Corinthians) será madrinha da Blue e Lelê Izidoro estará com Ginga.

            Patrocinadora oficial da “WSA Copa do Mundo”, a Perplan Urbanização e Empreendimentos está sempre envolvida em projetos que incentivem a participação feminina, dentro de campo e na vida. “A Perplan acredita na importância do futebol feminino para o Brasil, por isso apoia e incentiva iniciativas como a da WSA, que oferece a meninas a oportunidade de praticarem esta modalidade esportiva ao mesmo tempo em que desenvolvem conceitos e práticas como adaptabilidade e resiliência, partilha e empatia, solidariedade e trabalho em equipe”, afirma Giulia Romanella, profissional responsável pelo Marketing Institucional da empresa.

Perplan

            Criada em Ribeirão Preto, em 2000, a Perplan já lançou mais de 35 empreendimentos, com mais de 6 milhões de m² de áreas urbanizadas e mais de 7.000 unidades já entregues, desde bairros abertos planejados até apartamentos de médio e alto padrões. Atualmente, a empresa tem projetos em mais de 25 cidades, nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Goiás e Mato Grosso do Sul.
 


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